Motivação e atitudes de professores da rede pública de municípios cearenses diante do ensino de surdos

Autores

  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Francisco Wagner de Sousa Paula Universidade Estadual do Ceará
  • José Nelson Arruda Filho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18839

Palavras-chave:

Atitude, Motivação, Ensino de Surdos.

Resumo

A educação de alunos com necessidades especiais se constitui grande desafio para os professores, considerando a formação, qualificação, políticas institucionais direcionadas e recursos humanos e materiais disponíveis. Porém, essas variáveis por si, não justificam certas dificuldades apresentadas por estes profissionais ao se depararem com esta demanda. Considerando a influência destes fatores e a importância da motivação e de atitudes positivas de professores diante da educação de alunos surdos, procedeu-se estudo com 200 professores da rede pública de seis municípios cearenses a fim de identificar a motivação e atitude dos mesmos diante do ensino de alunos surdos. Realizou-se análise de conteúdo a partir dos temas levantados em questões abertas, sendo os dados avaliados no software IRAMUTEQ por meio de análise lexicográfica com formação de nuvem de palavras. A partir destas, seis categorias foram construídas e discutidas à luz da literatura pertinente. Identificou-se pouca motivação, porém, permeadas por atitudes positivas, que, embora enfoquem a questão da capacitação como fator primordial para atuação, refletem a postura de um professor que apoia a inclusão e busca novas estratégias para oportunizar a inserção deste aluno.

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Biografia do Autor

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas EaD do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Vice lider do grupo de pesquisa "Tecnologias educacionais e educação a distância"

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Tutora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas EaD da Universidade  Estadual do Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Coordenadora de pesquisa do Curso de Ciências Biológicas EaD do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Francisco Wagner de Sousa Paula, Universidade Estadual do Ceará

Tutor a distância do Curso de Ciências Biológicas EaD da Universidade estadual do Ceará.

José Nelson Arruda Filho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica da Escola Básica EaD da Universidade Estadual do Ceará. membro do grupo de pesquisa "Tecnologias educacionais e educação a distância"

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadualdo Ceará.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Paixão, G. C., Henriques, A. C. P. T., Pantoja, L. D. M., Paula, F. W. de S., Arruda Filho, J. N., & Vidal, E. M. (2016). Motivação e atitudes de professores da rede pública de municípios cearenses diante do ensino de surdos. Revista Educação Especial, 1(1), 53–68. https://doi.org/10.5902/1984686X18839

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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