Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14854Palavras-chave:
Surdos, Recursos Diferenciados, InclusãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a eficácia de recursos didáticos diferenciados aplicados nas aulas de ciências e biologia para o ensino de alunos surdos. Para a realização deste trabalho, houve a influência da disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) inserida na grade curricular semestral do curso de Ciências Biológicas, na qual despertou o interesse pela pesquisa. Para tanto, tem-se como questão norteadora da pesquisa, a seguinte: É possível o ensino dos conteúdos de citologia e histologia para alunos surdos inclusos na rede regular? A coleta e análise dos dados realizaram-se por meio das aulas ministradas com diversos recursos didáticos, a alunos com surdez de uma escola pública, situada no município de Bandeirantes-PR, com a utilização de questionários prévios e posteriores às aulas. Considerando os objetivos inicialmente traçados para este trabalho, adotamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de campo, por meio da análise dos sujeitos surdos. Os resultados foram positivos, demonstrando as vantagens de se utilizar os recursos didáticos diferenciados aplicados nos conteúdos de citologia e histologia para o ensino de alunos surdos. Além disso, este estudo realça a importância de um intérprete de Libras em sala de aula e a capacitação de professores para atuar com estes alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).