Metafísica e moral na obra de Schopenhauer: o significado moral do pior dos mundos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378689962Palavras-chave:
Metafísica, Moral, SchopenhauerResumo
O artigo explora a aparente contradição, na filosofia de Schopenhauer, entre o significado moral e o diagnóstico do “pior dos mundos”. O filósofo afirma a compaixão como o único fundamento moral universal e concreto ao rejeitar o transcendentalismo e a intervenção de um Deus ou inteligência suprema. A compaixão emerge como fundamento universal da moral, capaz de mitigar o sofrimento e instaurar solidariedade em meio à “guerra de todos contra todos”. Embora frequentemente associado ao quietismo e ao conservadorismo, o pensamento schopenhaueriano também revela um potencial transformador, ao enfatizar a força disruptiva da moralidade e da arte, as quais iluminam possibilidades de ação e convivência, mesmo no pior dos mundos.
Downloads
Referências
LAZARINI, Lucas. A atualidade de Schopenhauer segundo Horkheimer. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S.l], v. 9, n. 2, p. 190-208, 2018.
NIETZCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a filosofia universitária. Trad: Maria Lúcia Cacciola e Márcio Suzuki. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2023.
SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga e Paralipomena. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética. São Paulo: Hedra, 2012. p. 108-220.
TURNER, William. O navio negreiro. Boston: Museu de Belas Artes de Boston, 1840.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).