Pandemia, engajamento sanitário, desajuste social e necrofilia presidencial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643929Palavras-chave:
Pandemia, Vida, Ciência, Economia, SofrimentoResumo
O artigo aborda a calamidade pandêmica da COVID-19 a partir de um enfoque que conecta perspectivas filosóficas, políticas e econômicas na compreensão desse caos global. Disposições éticas são analisadas na tentativa de se mitigar os efeitos deletérios da pandemia na vida humana, assim como os fatores governamentais e corporativos que impedem maior capacidade de enfrentamento da COVID-19, para maior prejuízo da humanidade.
Downloads
Referências
DYSON, F. O Sol, o Genoma e a Internet: ferramentas das revoluções científicas. Trad. de Otacílio Nunes Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
ELIAS, N. A solidão dos moribundos. Trad. de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
GADAMER, H-G. O caráter oculto da saúde. Trad. de Antônio Luz Costa. Petrópolis: Vozes, 2006.
JASPERS, K. O médico na era da técnica. Trad. de João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 1998.
KANT, I. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. de Rodrigo Naves e Ricardo Ribeiro Terra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o Fundamento da Moral. Trad. de Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
SONTAG, S. A doença como metáfora. Trad. de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
TODOROV, T. Os inimigos íntimos da Democracia. Trad. de Joana Angélica d’Ávila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).