CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autori

  • Tatiéle Cardoso Monteiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947526

Abstract

O presente trabalho apresentará um breve estudo acerca do embate existente entre o direito de construir, como corolário do direito de propriedade, e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no que se refere às áreas de preservação permanente. Nesta senda, genericamente, destacar-se-ão alguns conceitos atinentes à matéria em relevo, bem como as previsões legais e constitucionais para ambos os direitos em comento. Por fim, demonstrar-se-á que as áreas de preservação permanente se prestam a limitar o direito de construir, buscando-se verificar o direito prevalente em casos de perpetuação de construções em tais espaços. As inferências acerca de tal questionamento serão implementadas através do método da ponderação e da relevância do interesse analisado, ao que, preliminarmente, se conclui que, casuidicamente, o direito de construir poderá ser fundamentadamente autorizado nas áreas de preservação permanente.

Palavras-chave: áreas de preservação permanente; direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; direito de construir; direitos fundamentais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Tatiéle Cardoso Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Direito Noturno da Universidade Federal de Santa Maria

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-12-01

Come citare

Monteiro, T. C. (2012). CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 7(2), 113–132. https://doi.org/10.5902/198136947526

Fascicolo

Sezione

Artigos científicos