CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Tatiéle Cardoso Monteiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947526

Resumo

O presente trabalho apresentará um breve estudo acerca do embate existente entre o direito de construir, como corolário do direito de propriedade, e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no que se refere às áreas de preservação permanente. Nesta senda, genericamente, destacar-se-ão alguns conceitos atinentes à matéria em relevo, bem como as previsões legais e constitucionais para ambos os direitos em comento. Por fim, demonstrar-se-á que as áreas de preservação permanente se prestam a limitar o direito de construir, buscando-se verificar o direito prevalente em casos de perpetuação de construções em tais espaços. As inferências acerca de tal questionamento serão implementadas através do método da ponderação e da relevância do interesse analisado, ao que, preliminarmente, se conclui que, casuidicamente, o direito de construir poderá ser fundamentadamente autorizado nas áreas de preservação permanente.

Palavras-chave: áreas de preservação permanente; direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; direito de construir; direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiéle Cardoso Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Direito Noturno da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

Monteiro, T. C. (2012). CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 7(2), 113–132. https://doi.org/10.5902/198136947526

Edição

Seção

Artigos científicos