O PAPEL DO MAGISTRADO NO PROCESSO PENAL SEGUNDO A DOUTRINA DE JOHN RAWLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369432422

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, John Rawls, justiça distributiva, papel do juiz, processo penal.

Resumo

Este artigo possui o objetivo de demonstrar a missão e a identidade do magistrado como agente de efetiva distribuição de justiça dentro do Processo Penal. Para tanto, tomar-se-á por base a Teoria da Justiça como Equidade, elaborada por John Rawls, com o escopo metodológico de elaborar uma comparação entre as propostas do filósofo e a aplicação da justiça criminal na atualidade. Para que, por fim, possa se elaborar uma síntese capaz de demonstrar que a visão da justiça como equidade pode ser usada como paradigma para pautar uma atuação judicial mais equilibrada e apta a promover os direitos fundamentais de todos os envolvidos no fato delituoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Fonseca Rodrigues, UNAMA - Universidade da Amazonia.

Bacharela em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Pós-graduada em Direito processual pelo Grupo Ser Educacional - UNAMA. Mestra em Direitos fundamentais pelo Grupo Ser Educacional - UNAMA. Professora de Graduação e Pós Graduação da UNAMA - Universidade da Amazônia. Professora de Graduação na UNINASSAU. Tem por áreas de domínio as seguintes disciplinas: Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Filosofia Jurídica. Advogada inscrita na OAB/PA, com experiência em direito criminal, consumerista e cível.

Alexandre Manuel Lopes Rodrigues, UNAMA - Universidade da Amazonia.

Doutor em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestre em Direito Penal, pela Universidade Federal do Pará (2002). Professor da Graduação e Pós-Graduação - Mestrado na Universidade da Amazônia (UNAMA). É Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Pena, Direitos Humanos e Criminologia. 

Referências

ABADE, Denise Neves. Garantias do processo penal acusatório: O novo papel do Ministério Público no processo penal de partes. Rio de janeiro: Renovar, 2005.

BINDER, Alberto M. Introducción al derecho procesal penal. 2 ed. Buenos Aires: Ad. Hoc, 1999.

CASTRO, Flavia de Almeida Viveiros de. O papel político do Poder Judiciário. Revista da EMERJ, v.3, n.11, 2000.

FERRAJOLI, Luigi. Derechos e y garantias: la ley del mas débil. S.I. Editorial Trotta, 2011.

FOUCAULT, Michael. A verdade e as formas jurídicas. Tradução Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. 3 ed. Rio de Janeiro: Nau editora, 2002.

GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: O guardião das promessas. Tradução Maria Luiza de Carvalho. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

GOLDSCHMIDIT, Werner. La imparcialidad como principio básico del processo. Revista de direito procesal 2, Madri, 1950.

GOMES FILHO, Antonio M. A motivação das decisões penais. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

GRAU, Eros Roberto. Direito Penal: sobre a prestação jurisdicional. São Paulo: Malheiros editores, 2010

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de processo penal. 2 ed. Salvador: JusPODIVM, 2014.

LOPES JUNIOR, Aury. A instrumentalidade garantista do processo penal. [s.a.] Disponível em: http://www.juspodivm.com.br/jp/i/f/%7B34561569-847D-4B51-A3BD-B1379C4CD2C6%7D_022.pdf. Acesso em: 06 set. 2014.

MAYA, André Machado. Imparcialidade e Processo Penal: da prevenção da competência ao juiz de garantias. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

MORAES, Guilherme Braga Penã de. Dos direitos fundamentais: contribuição para uma teoria. São Paulo: Editora LTR, 1997.

PACELLI, E. Processo e Hermenêutica na tutela penal dos direitos fundamentais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PRADO, Geraldo. Sistema acusatório: a conformidade constitucional da lei processual penal. 3 ed. Rio de janeiro: Lumen Juris, 2005.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SANDEL, Michael J. Justiça: O que é fazer a coisa certa. 22ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2016.

Downloads

Publicado

15-05-2020

Como Citar

Rodrigues, A. F., & Rodrigues, A. M. L. (2020). O PAPEL DO MAGISTRADO NO PROCESSO PENAL SEGUNDO A DOUTRINA DE JOHN RAWLS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(1), e32422. https://doi.org/10.5902/1981369432422

Edição

Seção

Artigos científicos