A MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA COMO PRESSUPOSTO DE REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE SEGURANÇA CIDADÃ: ANÁLISE DO PROGRAMA JUSTIÇA COMUNITÁRIA DESENVOLVIDO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369420057Resumo
O presente artigo analisa a Segurança Pública a partir da Constituição Federal de 1988 e do paradigma da Segurança Cidadã. Após uma breve abordagem do conceito e dos paradigmas relacionados ao tema, aborda-se os métodos alternativos de solução de conflitos na área de Segurança Pública, em especial, a mediação comunitária. Ao final, faz um relato do programa desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, denominado Justiça comunitária. Para tanto, utiliza-se o método dedutivo e a revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A Mudança do Paradigma Repressivo em Segurança Pública: reflexões criminológicas críticas em torno da proposta da 1º Conferência Nacional Brasileira de Segurança Pública. Sequência, n. 67, p. 335-356, dez, 2013.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acórdão de decisão que negou provimento ao agravo regimental em recurso extraordinário sobre ingerência no poder discricionário do Poder Executivo em relação a políticas públicas. Recurso Extraordinário nº 559.646. Ministério Público do Estado do Paraná e Estado do Paraná. Relator: Ministra Ellen Gracie. 07 de junho de 2011. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=624471>. Acesso em:12 maio 2015.
CARMONA, Carlos Alberto. A Arbitragem no Processo Civil Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1993.
CARVALHO, Aidi Lucena; BARROS NETO, Bertoldo Klinger Rego; SANTOS, Filipe Franco. A mediação comunitária como instrumento de acesso à justiça e efetivação da cidadania: uma nova perspectiva do conceito de justiça e de conflito. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteúdo>. Acesso em: 12 maio 2015.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução N°125 de 29 de novembro de 2010. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/atos-normativos?documento=156>. Acesso em: 12 maio 2015.
DELGADO, Maurício Goudinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: Ltr, 2010.
DISTRITO FEDERAL, Tribunal de Justiça. Relatório anual do Programa Justiça Comunitária referente ao período de janeiro-dezembro/2013.Disponível em: <http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/nupecon/justica-comunitaria/formulariopararelatorioanualjusticacomunitaria>. Acesso em:12 maio 2015.
DISTRITO FEDERAL, Tribunal de Justiça. Programa Justiça comunitária. Disponível em <http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/nupecon/justica-comunitaria>. Acesso em:12 maio 2015.
DOS SANTOS, Ricardo Stersi. Noções gerais da arbitragem. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Arbitragem. Legislação Nacional e Estrangeira e o Monopólio Jurisdicional. São Paulo: LTR, 1999.
FOLEY, Gláucia Falsarella. Relatório a justiça comunitária no processo de pacificação das comunidades do Rio de Janeiro, Março a junho de 2011. Disponivel em: <http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/nupecon/justica-comunitaria/arquivos/RelatrioOficinasRio.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.
FREIRE, Moema Dutra. Paradigmas de Segurança no Brasil: da Ditadura aos nossos dias. Revista Aurora, ano III, n. 5, dez, 2009.
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.
LIANA, de Paula; GODINHO, Letícia. Os governos subnacionais na gestão de segurança cidadã: experiência brasileira. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2015.
LOPES, Brenner; AMARAL, Jefferson Ney. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008.
MARANHÃO, Ministério Público. Manual de mediação comunitária/ Adaptação de Vicente de Paulo Silva Martins. São Luís: Procuradoria Geral de Justiça, 2008.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Reforma do Judiciário. Disponível em: . Acesso em:12 maio 2015.
PAES DE CARVALHO, Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda. A mediação comunitária como instrumento de prática da cidadania e da democracia: A experiência do estado do Ceará. Disponível em: <http://www.mpce.mp.br/nespeciais/nucleomed/publicacoes/artigos/a.mediacao.comunitaria.como.instrumento.pdf>. Acesso em:12 maio 2015.
PARANÁ, Ministério Público. Programa dos Núcleos de Mediação comunitária. Disponível em: <http://www.mpce.mp.br/nespeciais/nucleomed/nucleos.asp>. Acesso em:12 de maio 2015.
PNDU. Rumo a uma política integral de convivência de segurança cidadã na América Latina: março conceitual de interpretação-ação. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, Mimeo, 2005.
SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. 3º ed. São Paulo: Ltr, 2010,
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO. Polícia Comunitária. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2015,
SERRATO, Héctor Riveros. Projeto Regional de Governabilidade local para a América Latina-PNDU. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2015.
SOUZA NETO, Cláudio Pereira. A segurança pública na Constituição federal de 1988: conceituação adequada, competências federativas e órgãos de execução das política. Revista de Direito do Estado, v. 8, p. 19-73, 2007.
SPENGLER, Fabiana Marion; SPENGLER NETO, Theobaldo. Mediação enquanto política pública: o conflito, a crise da jurisdição e as práticas mediativas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.
TARTUCCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. Rio de Janeiro:vForense, 2008.
VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e Prática da Mediação. Paraná: Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.