Habitar a escola no Ensino de Artes Visuais: Reflexões a partir da memória

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888322

Parole chiave:

Artes Visuais, Ensino, Escola, Experiências, Habitar

Abstract

A pesquisa aborda os conceitos e contextos de habitar a escola no Ensino de Artes Visuais, por meio das práticas pedagógicas no cenário escolar. A autora, com base em narrativas (auto)biográficas, explora experiências vivenciadas durante os Estágios Curriculares Obrigatórios de Graduação e a participação no Programa Residência Pedagógica, realizados entre 2022 e 2024 na Escola de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A problemática central gira em torno da possibilidade de a disciplina de Artes habitar a escola. O objetivo principal do trabalho é problematizar a falta de espaço para as Artes Visuais na escola, relembrando as diversas formas de ocupação desses espaços e promovendo uma reflexão crítica. A pesquisa utiliza registros do Diário Visual da autora, bem como fotografias capturadas durante esse período. Autores(as) como Loponte e Mossi contribuíram para a discussão sobre o habitar a escola, enquanto Tedesco trouxe insights relevantes ao considerar a memória como um disparador metodológico. Conclui-se que as inseguranças enfrentadas no cotidiano escolar e durante a pesquisa fazem parte do crescimento pessoal e profissional. A reflexão sobre experiências passadas proporcionou uma compreensão mais serena das frustrações anteriores. Embora os desafios persistam, é essencial abordá-los com calma e buscar soluções alternativas, sem deixar de advogar por mudanças.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Valéria de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É membro do grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - pelo Centro de Artes e Letras - CAL coordenado pela professora Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos. Foi bolsista CAPES pelo Programa de Iniciação à Docência - PIBID e pelo Residência Pedagógica - RP.

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - PPGART, Centro de Artes e Letras - CAL da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - CNPQ/UFSM e coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação - LACRIA. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto - Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestra em Artes Visuais - UFPB/UFPE, linha: Ensino das Artes Visuais no Brasil, com pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA e em Educação Artística pela UPORTO, graduada em Artes Plásticas com habilitação para o ensino de Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Professora colaboradora do Mestrado e Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2016-2019) .Membro fundadora da Rede Latino-americana de Investigação na Formação de Professores de Arte (LAIFOPA). Membro da International Society for Education through Art - INSEA, da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB. Membro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Membro do Observatório da Formação de Professores - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.InSEA International Expert Review Panel (2019-21). Membro do Grupo de Pesquisa ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em Arte e Docência, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (até 2019). Conselheira Mundial InSEA América Latina (2017-2019), eleita em 2016. Avaliadora do PNLD 2021 - Ensino Médio (Objeto 3 - Obras de Formação Continuada) - Artes Visuais, do PNLD 2023 - ARTE - Objeto 1 - Anos iniciais do Ensino Fundamental e do PNLD 2023 Arte (Objeto 4) Categoria 2 . Professora anfitriã de convênio com a Universidade Nacional de La Plata - UNLP, Argentina, em 2022.GRUPO AVEC: https://www.ufsm.br/grupos/AVECLACRIA: https://pnipe.mctic.gov.br/search?term=LACRIASITE: https://flaviapedrosavasco.wixsite.com/arts/arts 

Riferimenti bibliografici

ALVES, Sallua. et al. Habitar a escola por meio da arte: Alguns movimentos conceituais. Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU-IFC Campus Brusque)-e-ISSN 2763-8286, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: <https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2195/1643>. Acesso em: 20 abr. 2024.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 mai. 2024.

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Governo Federal, s.d. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.> Acesso em: 12 mai. 2024.

CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Diário de aula: Disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. A formação do professor e o ensino de artes visuais. 2. ed. rev. Santa Maria: Editora UFSM, 2015. cap. 3, p. 51-74. ISBN 978-85-7391-233-3.

CARVALHO, Carla.; FREITAS, Aline Amaral; NEITZEL, Adair de Aguiar. Salas de arte: Espaço de formação estética e sensível na escola. Educação, Sociedade & Culturas, n. 42, p. 67–86, 1 ago. 2014.

FERREIRA, Luiz Carlos Pinheiro. Narrativas autobiográficas: entre lembranças, experiências e artefatos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 2, n. 4, p. 75-87, 2017. Disponível em: <https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3129/2311> Acesso em: 12 mai. 2024.

FISCHER, Deborah Vier.; LOPONTE, Luciana Grupelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 45, p. 19, 29 mar. 2020. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218296>. Acesso em: 05 mai. 2024.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LOPONTE, Luciana Gruppelli; MOSSI, Cristian Poletti. Arte, docência e outras invenções: apresentação. Arteversa: arte, docência e outras invenções. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 19-28, 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?/ Selma Garrido Pimenta. - 3.ed. – São Paulo: Cortez, 1997.

PITTY. Lado de Lá. Cidade: São Paulo. Gravadora: Deckdisc, 2003. Suporte: CD (3 min).

RABELO, Marcelo Dias. A importância da arte na formação educacional do ser humano. Revista Pandora Brasil, p. 19-29, 2018.

Wow! Stuff Light Painting - Apps on Google Play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wowstuff.lightpainting.standalone&hl=en_US>. Acesso em: 17 jun. 2024.

TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidades, experiência e narração. 2. ed. NEMEC - Núcleo de Estudos sobre Memória e Cultura. Passo Fundo: UPF Editora, 2014. ISBN 978-85-7515-866-1.

Pubblicato

2024-09-13

Come citare

Freitas, V. de O., & Vasconcelos, F. M. de B. P. (2024). Habitar a escola no Ensino de Artes Visuais: Reflexões a partir da memória. Revista Digital Do LAV, 17(1), e19/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734888322