Habitar a escola no Ensino de Artes Visuais: Reflexões a partir da memória
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888322Palavras-chave:
Artes Visuais, Ensino, Escola, Experiências, HabitarResumo
A pesquisa aborda os conceitos e contextos de habitar a escola no Ensino de Artes Visuais, por meio das práticas pedagógicas no cenário escolar. A autora, com base em narrativas (auto)biográficas, explora experiências vivenciadas durante os Estágios Curriculares Obrigatórios de Graduação e a participação no Programa Residência Pedagógica, realizados entre 2022 e 2024 na Escola de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A problemática central gira em torno da possibilidade de a disciplina de Artes habitar a escola. O objetivo principal do trabalho é problematizar a falta de espaço para as Artes Visuais na escola, relembrando as diversas formas de ocupação desses espaços e promovendo uma reflexão crítica. A pesquisa utiliza registros do Diário Visual da autora, bem como fotografias capturadas durante esse período. Autores(as) como Loponte e Mossi contribuíram para a discussão sobre o habitar a escola, enquanto Tedesco trouxe insights relevantes ao considerar a memória como um disparador metodológico. Conclui-se que as inseguranças enfrentadas no cotidiano escolar e durante a pesquisa fazem parte do crescimento pessoal e profissional. A reflexão sobre experiências passadas proporcionou uma compreensão mais serena das frustrações anteriores. Embora os desafios persistam, é essencial abordá-los com calma e buscar soluções alternativas, sem deixar de advogar por mudanças.
Downloads
Referências
ALVES, Sallua. et al. Habitar a escola por meio da arte: Alguns movimentos conceituais. Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU-IFC Campus Brusque)-e-ISSN 2763-8286, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: <https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2195/1643>. Acesso em: 20 abr. 2024.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 mai. 2024.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Governo Federal, s.d. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.> Acesso em: 12 mai. 2024.
CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Diário de aula: Disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. A formação do professor e o ensino de artes visuais. 2. ed. rev. Santa Maria: Editora UFSM, 2015. cap. 3, p. 51-74. ISBN 978-85-7391-233-3.
CARVALHO, Carla.; FREITAS, Aline Amaral; NEITZEL, Adair de Aguiar. Salas de arte: Espaço de formação estética e sensível na escola. Educação, Sociedade & Culturas, n. 42, p. 67–86, 1 ago. 2014.
FERREIRA, Luiz Carlos Pinheiro. Narrativas autobiográficas: entre lembranças, experiências e artefatos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 2, n. 4, p. 75-87, 2017. Disponível em: <https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3129/2311> Acesso em: 12 mai. 2024.
FISCHER, Deborah Vier.; LOPONTE, Luciana Grupelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 45, p. 19, 29 mar. 2020. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218296>. Acesso em: 05 mai. 2024.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LOPONTE, Luciana Gruppelli; MOSSI, Cristian Poletti. Arte, docência e outras invenções: apresentação. Arteversa: arte, docência e outras invenções. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 19-28, 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?/ Selma Garrido Pimenta. - 3.ed. – São Paulo: Cortez, 1997.
PITTY. Lado de Lá. Cidade: São Paulo. Gravadora: Deckdisc, 2003. Suporte: CD (3 min).
RABELO, Marcelo Dias. A importância da arte na formação educacional do ser humano. Revista Pandora Brasil, p. 19-29, 2018.
Wow! Stuff Light Painting - Apps on Google Play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wowstuff.lightpainting.standalone&hl=en_US>. Acesso em: 17 jun. 2024.
TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidades, experiência e narração. 2. ed. NEMEC - Núcleo de Estudos sobre Memória e Cultura. Passo Fundo: UPF Editora, 2014. ISBN 978-85-7515-866-1.