Proposições artístico-pedagógicas: uma prática colaborativa no contexto da pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870085

Palabras clave:

Práticas artísticas e pedagógicas, Filosofia da diferença, Pós-Graduação em Artes Visuais, Modos de existir

Resumen

O texto apresenta os movimentos e referências de um exercício coletivo realizado durante um seminário no ano de 2021, que foi oferecido na Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Tal proposta se propunha a experimentar o espaço-tempo da aula virtual, ao qual a pandemia da COVID-19 nos condicionou naquele momento. Em atravessamentos pelas camadas da vida docente, criou-se um vídeo coletivo utilizando desenhos, colagens, performances e cenas do cotidiano, tentando esgotar, em gestos e imagens, as multiplicidades dos modos de existir na contemporaneidade. Esta proposição colaborativa buscou sintetizar as direções, planos e linhas sensíveis de um ambiente de encontro em transformação, atravessando dimensões éticas, estéticas e políticas dos territórios existenciais em jogo, entre elas, a filosofia da diferença, a arte e suas práticas artísticas e pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Aionara Preis Gabriel, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais (2020). Mestre em Artes Visuais (2020), graduação em Artes Visuais Licenciatura (2017) e Bacharelado (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em cerâmica, ensino da cerâmica, restauração, projetos culturais e práticas artísticas e pedagógicas.

Jonathan Taveira Braga, Instituto Federal de Santa Catarina, Criciúma, SC

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/ 2010) e graduação em Comunicação Social - Bacharelado em Publicidade e Propaganda - pela Universidade de Franca (UNIFRAN/ 2004). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ 2014) na linha de pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ 2020-2024) na linha de pesquisa Ensino de Artes Visuais. Professor de Arte/ Artes Visuais do IFSC/ Criciúma. Tem experiência na área de Arte, com ênfase nos processos inventivos em artes visuais e atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: arte, subjetividade, escrita, formação e experiência.

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora no Programa de Pós-graduação e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou Estágio Pós-doutoral pelo Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa em 2018; Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Arte Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação, nos seguintes temas: Formação docente e poética; paisagens e experiências docentes, ensino com e sobre arte.

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Publicado

2022-11-18

Cómo citar

Gabriel, A. P., Braga, J. T., & Schmidlin, E. (2022). Proposições artístico-pedagógicas: uma prática colaborativa no contexto da pandemia. Revista Digital Do LAV, 15, e17/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734870085