Artistic pedagogical propositions: a collaborative practice in the context of the pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870085

Keywords:

Artistic and pedagogical practices, Philosophy of difference, Postgraduate Course in Visual Arts, Ways to exist

Abstract

This article presents the movements and references of a collective exercise carried out during a seminar in 2021, which was offered at the Postgraduate Course in Visual Arts at the Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. This proposal aimed to experience the space-time of the virtual class, to which the COVID-19 pandemic conditioned us at that moment. Crossing the layers of teaching life, a collective video was created using drawings, collages, performances, and everyday scenes, trying to exhaust, in gestures and images, the multiplicities of the ways of existing in contemporary times. This collaborative proposition sought to synthesize the directions, plans, and sensitive lines of a changing meeting environment, crossing ethical, aesthetic, and political dimensions of the existential territories at stake, among them, the philosophy of difference, and the art and its artistic and pedagogical practices.

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Author Biographies

Aionara Preis Gabriel, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais (2020). Mestre em Artes Visuais (2020), graduação em Artes Visuais Licenciatura (2017) e Bacharelado (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em cerâmica, ensino da cerâmica, restauração, projetos culturais e práticas artísticas e pedagógicas.

Jonathan Taveira Braga, Instituto Federal de Santa Catarina, Criciúma, SC

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/ 2010) e graduação em Comunicação Social - Bacharelado em Publicidade e Propaganda - pela Universidade de Franca (UNIFRAN/ 2004). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ 2014) na linha de pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ 2020-2024) na linha de pesquisa Ensino de Artes Visuais. Professor de Arte/ Artes Visuais do IFSC/ Criciúma. Tem experiência na área de Arte, com ênfase nos processos inventivos em artes visuais e atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: arte, subjetividade, escrita, formação e experiência.

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora no Programa de Pós-graduação e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou Estágio Pós-doutoral pelo Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa em 2018; Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Arte Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação, nos seguintes temas: Formação docente e poética; paisagens e experiências docentes, ensino com e sobre arte.

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Published

2022-11-18

How to Cite

Gabriel, A. P., Braga, J. T., & Schmidlin, E. (2022). Artistic pedagogical propositions: a collaborative practice in the context of the pandemic. Revista Digital Do LAV, 15, e17/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734870085