“Quem tornou masculino o corpo infantil do menino?”: Infância, Arte e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865138

Palavras-chave:

Arte, Infância, Gênero, Masculinidades, Estudos Culturais.

Resumo

Dentre tantas fotos minhas, há uma de 1998, que aciona memórias de minha infância e da maneira como me constitui masculino. Quase duas décadas depois desse registro fotográfico, decidi recuperar essa foto e transformar seus significados a partir da arte. Com este artigo, tenho como objetivo apresentar reflexões sobre meus processos de criação artística, que atuam na (trans) formação de significados de afetos às masculinidades. Elaborei uma pesquisa com metodologia de Pesquisa em Arte e com respaldo teórico nos Estudos Culturais da Cultura Visual e das Masculinidades. Ao todo, comentei sobre seis produções artísticas de minha autoria. Argumentei como a condição de professor-pesquisador-artista pode ser propulsora para a (trans) formação de memórias.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; e artista visual com produções que versam sobre gênero e infância. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: "PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020) e "A vida de um Chuveirando" (2021).

Referências

BALISCEI, João Paulo. Vilões, heróis e coadjuvantes: um estudo sobre Masculinidades, Ensino de Arte e Pedagogias Disney. 2018. Tese (Doutorado) – Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Baliscei, J. P. (2021). “Quem tornou masculino o corpo infantil do menino?”: Infância, Arte e Educação. Revista Digital Do LAV, 14(2), 139–157. https://doi.org/10.5902/1983734865138