No espelho de muitas faces: miradas caleidoscópicas sobre arte e vida, currículo e formação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734819865Palabras clave:
Arte, Ensino de Arte, Formação de EducadoresResumen
O presente artigo foi construído como miradas em um espelho de muitas faces onde se misturam e se condensam arte, vida e ciência. De que arte falamos quando olhamos a vida dentro e fora da escola? Dispensável, supérflua? As miradas nos revelam aspectos como num caleidoscópio que mira as livrarias, as escolas, os museus, as obras de arte, a formação inicial nos cursos de Pedagogia, a construção de uma poiesis, entre experiências vividas e teóricos parceiros. Frente a este espelho de muitas faces, é possível vislumbrar a importância das artes na contemporaneidade e, em especial, a atuação concreta, singular e necessária de quem nela acredita.
Descargas
Citas
ANDRADE, Alécio de. O Louvre e seus visitantes. São Paulo: Instituto Moreira Sales; Nova York: Le Passage Pris, 2009.
BISHOP, Claire. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. London: verso, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DEMARCHI, Rita de Cássia. "Ver Aquele Que Vê”: um olhar poético sobre os visitantes em museus e exposições de arte. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Martins fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Ed. 34, 1998.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perpectiva, 1975.
ELIASSON, Olafur. Leer es respirar, es devenir: escritos de Olafur Eliasson. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
HELGUERA, Pablo. Transpedagogia: a arte contemporânea e os veículos da educação. In: HELGUERA, Pablo e HOFF, Mônica (Org). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NOGUEIRA, Monique Andries. Formação Cultural de Professores ou a Arte da Fuga. Goiânia: Editora UFG, 2008.
OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre. Encontro com o Outro, Formação, Mediação, Pesquisa e Criação: possíveis entrelaçamentos. Relatório Final de Pós-doutoramento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014, 178 p.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 18-19.
QUEIROZ, João Paulo e MARTINS, Mirian Celeste. Arte e educação, Portugal e Brasil: é preciso inovar na formação de educadores. Anais do Encontro Regional do InSEA. Lisboa, Culturgest, 2015.
STRUTH, Thomas. Photographs 1978-2010. Disponível em: http://www.thomasstruth32.com/smallsize/index.html. Acesso em 8 maio 2015.