Qualidade de Vida em Estudantes de um Centro de Tecnologia: um estudo comparativo entre o período remoto pandêmico e o retorno presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644490976

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estudantes de engenharias, Ensino remoto e presencial

Resumo

A pandemia da Covid-19 impôs transformações significativas ao ensino superior, resultando em mudanças na qualidade de vida dos estudantes. Este estudo tem como objetivo comparar a percepção da qualidade de vida de estudantes de um centro de tecnologia durante o ensino remoto (2021) e no retorno ao ensino presencial (2023). Para isso, foram aplicados questionários baseados na ferramenta WHOQOL-bref, (WHOQOL GROUP, 1994), além da realização de grupos focais com estudantes e entrevistas com coordenadores de curso. Os resultados indicaram que, embora a média geral de qualidade de vida tenha se mantido semelhante nos dois períodos, observou-se um leve decréscimo no retorno ao ensino presencial, atribuído principalmente ao aumento do tempo de deslocamento e à sobrecarga acadêmica. No entanto, os aspectos sociais e psicológicos apresentaram melhora em 2023, evidenciando a importância da interação entre discentes e docentes para o bem-estar estudantil. A pesquisa destaca a necessidade de políticas institucionais que conciliem os benefícios do ensino presencial com estratégias que minimizem os desafios identificados, promovendo um ambiente acadêmico mais equilibrado e inclusivo. Os achados reforçam a relevância de medidas que garantam suporte psicossocial e metodologias de ensino ativas e flexíveis, visando a melhoria contínua da experiência educacional dos estudantes.

Biografia do Autor

Angela Weber Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2005), tendo como última titulação doutorado em Engenharia de Produção (UFGRS/2014), mesma área do mestrado (UFSM/2009). Atuou como pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2016). Apresenta também formação a nível de especialização em Fisioterapia do Trabalho (CBES/2008) e a nível técnico, a formação em Técnico em Segurança do Trabalho (UFSM/2008).Atualmente professora no Departamento de Engenharia de Produção da UFSM, com ênfase na área de Saúde e Segurança do Trabalhador, em disciplinas como Ergonomia e Engenharia de Segurança.Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM. Tem como enfoque de pesquisa as áreas de Engenharia de Fatores Humanos e Engenharia de Resiliência.

João Victor Razzera, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2025). Foi bolsista de Iniciação Científica na Graduação e Ensino Médio. Foi gerente de projetos na empresa júnior ITEP Jr. durante o ano de 2022. Atualmente atuante junto a empresas do ramo do cooperativismo.

Eduardo Duarte Pena, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2025). Em intercâmbio na França desde 2024 para experiências profissionais e aprimoramento de língua estrangeira.

Morgana Pizzolato, Universidade Federal de Santa Maria

É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria onde atua desde 2009. É Gerente da Qualidade do Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia da UFSM - SGlab CT - e Gerente Técnica no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento de Produtos e Processos - LADIPP, o qual é acreditado pela CGCRE para calibrações na área dimensional e massa. Atuou por 10 anos como engenheira em empresas do setor metal mecânico nas áreas de produção e qualidade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Controle da Qualidade; Controle Estatístico de Processos; Metrologia, Avaliação da conformidade; Acreditação de laboratórios de calibração e ensaios; Manutenção e Confiabilidade. Possui doutorado (2006) e mestrado (2001) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Matemática e em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2025-09-02

Como Citar

Righi, A. W., Razzera, J. V., Pena, E. D., & Pizzolato, M. (2025). Qualidade de Vida em Estudantes de um Centro de Tecnologia: um estudo comparativo entre o período remoto pandêmico e o retorno presencial. Educação, 50(1), e109/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644490976