<b>A formação de Professores Reflexivos: a docência como objeto de investigação</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445483Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464445483
A formação continuada de professores tornou-se assunto obrigatório em nosso tempo. Há um consenso entre os professores e dirigentes escolares que é necessário “educar os educadores”, pois os saberes racionais que foram aprendidos nos processos formativos não são suficientes para enfrentar a complexidade e a diversidade dos problemas que o trabalho docente exige. É necessário e urgente, em qualquer área de atuação, refletir sobre novas formas de exercer os saberes necessários para a prática profissional. No que se refere ao trabalho docente, a reflexão na e sobre a prática possibilita que o educador reveja sua própria atuação. Trabalhos recentes de pensadores e educadores tais como Donald Schön, Isabel Alarcão, António Nóvoa, J. Gimeno Sacristán, Angel Pérez Gómez, dentre outros, projetaram o conceito de profissional reflexivo e com isso a reabilitação da razão prática, o resgate da experiência no processo de aprendizagem, o destaque da intuição nos processos de conhecimento e a centralidade que a reflexão na ação e sobre a ação possui nos processos educacionais. Todo este movimento em torno do conceito de professor reflexivo dá espaço a um conjunto de questionamentos: o que significa ser um professor reflexivo? Em que situações devemos reflexivos? Sobre o que devemos ser reflexivos? Como ser reflexivo? De que maneira podemos tornar a docência objeto de reflexão? O presente texto tem como principal foco analisar a formação continuada de professores a partir do paradigma do professor reflexivo, abordando algumas dessas questões. O texto, além das considerações iniciais, está dividido em duas partes: primeiramente aborda a formação docente a partir da racionalidade técnico-intrumental que prevaleceu nos processo de formação de professores nas três últimas décadas do século XX, mostrando as insuficiências deste processo formativo; na segunda parte sistematiza os principais pressupostos que caracterizam um processo formativo baseado no paradigma do professor reflexivo.
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