The reflective teacher education: teaching as an object of research

Authors

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Brasil
  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo
  • Marisa Fátima Roman Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445483

Abstract

The continuing education of teachers has become a compulsory
subject in our time. There is a consensus among teachers and
school leaders regarding the need to “educate the educators”,
because the rational knowledge learned in the process of formation
of teachers is not sufficient to face the complexity and the diversity
of the problems that the teachers’ work demands. It is necessary
and urgent, in any area from education, to reflect about the new
forms of exercising the skills needed for the professional practice.
In regards to teaching, reflecting in and about the practice enables
the educator to reconsider their own performance. The focus of this
essay is to analyze the continuing education of teachers from the
paradigm of the reflective teacher.

KEYWORDS: Reflective teacher, Formative process, Educational
policies.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Pós-doutorado na Universidad Autónoma del Estado de México (Bolsista Capes), Doutor em Educação pela UFRGS, mestre em filosofia do Conhecimento pela PUCRS, professor e pesquisador do Programa de Mestrado  e Doutorado em Educação e do Curso de Filosofia da Univeridade de Passo Fundo.

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

possui Mestrado em Educação, graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2004). Pós-Graduação em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é assessora - Núcleo de Educação para o Pensar. Professora de Filosofia e Sociologia na rede privada e pública de ensino. É integrante do Grupo de Pesquisa “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” e do Grupo de Pesquisa “Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior”. Entre as publicações da autora destacam-se: Que tal um pouco de lógica?! (livro didático publicado pela Editora Méritos em coautoria com Altair Alberto Fávero e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (livro didático publicado pela Editora Méritos em coautoria com Altair Alberto Fávero e outros autores). E-mail: katonieto@gmail.com

Marisa Fátima Roman, Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx)

Doutorado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012); mestrado en Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001); Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas.

Published

2013-06-20

How to Cite

Fávero, A. A., Tonieto, C., & Roman, M. F. (2013). The reflective teacher education: teaching as an object of research. Education, 38(2), 277–287. https://doi.org/10.5902/198464445483

Issue

Section

Continuous Demand