O conceito de experiência e a formação para a democracia numa perspectiva Deweyana

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Diego Bechi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424646

Palavras-chave:

John Dewey, educação democrática, experiência, processo formativo.

Resumo

O presente ensaio tem por escopo analisar o conceito deweyano de experiência no processo de formação de uma sociedade democrática. Para tanto, iniciamos mostrando que a filosofia da educação desenvolvida por John Dewey (1859-1952) se assentou numa teoria da experiência estruturada em torno de propósitos, fundamentos epistemológicos e métodos potenciais para proporcionar o aprimoramento das habilidades de raciocínio e do espírito crítico dos educandos. Na nossa interpretação, tais elementos são imprescindíveis para constituir uma educação democrática, pois para Dewey, a democracia não se limita a um regime de governo, mas sim é um modo de vida compartilhado e a sociedade torna-se democrática quando os diferentes grupos sociais são capazes de intercambiar experiências entre si de modo livre e plural.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Altair Alberto Fávero é Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).

E-mail: favero@upf.br

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela UPF (bolsista Capes), Mestre em Educação (bolsista Capes) no Programa de Pós-graduação em Educação, especialista em Metodologia para o Ensino da Filosofia e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do grupo de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino, atua desde 2004 como professor da rede municipal de ensino de Tapejara/RS.

E-mail: diego_bechi@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Fávero, A. A., & Bechi, D. (2018). O conceito de experiência e a formação para a democracia numa perspectiva Deweyana. Educação, 43(4), 655–666. https://doi.org/10.5902/1984644424646

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)