The concept of experience and the formation for the democracy in a Deweyan perspective

Authors

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Diego Bechi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424646

Keywords:

John Dewey, Democratic education, Experience, Formative process.

Abstract

The scope of the present essay is to analyze the deweyan concept of experience in the formation process of a democratic society. Therefore we started showing that the educational philosophy developed by John Dewey (1859-1952) settled in a theory of experience structured around purposes, epistemological fundaments and potencial methods to provide the improvement of reasoning skills and critic spirit of students. In our interpretation, such elements are essentials to build a democratic education, because to Dewey, the democracy is not limited in a government regime, but it’s a shared way of life and the society becomes democratic when different social groups are able to exchange experiences with each other in a free and plural mode.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Altair Alberto Fávero é Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).

E-mail: favero@upf.br

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela UPF (bolsista Capes), Mestre em Educação (bolsista Capes) no Programa de Pós-graduação em Educação, especialista em Metodologia para o Ensino da Filosofia e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do grupo de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino, atua desde 2004 como professor da rede municipal de ensino de Tapejara/RS.

E-mail: diego_bechi@yahoo.com.br

Published

2018-10-01

How to Cite

Fávero, A. A., & Bechi, D. (2018). The concept of experience and the formation for the democracy in a Deweyan perspective. Education, 43(4), 655–666. https://doi.org/10.5902/1984644424646

Issue

Section

Continuous Demand

Most read articles by the same author(s)