<b>A formação de Professores Reflexivos: a docência como objeto de investigação</b>

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Brasil
  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo
  • Marisa Fátima Roman Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445483

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445483

 

A formação continuada de professores tornou-se assunto obrigatório em nosso tempo. Há um consenso entre os professores e dirigentes escolares que é necessário “educar os educadores”, pois os saberes racionais que foram aprendidos nos processos formativos não são suficientes para enfrentar a complexidade e a diversidade dos problemas que o trabalho docente exige. É necessário e urgente, em qualquer área de atuação, refletir sobre novas formas de exercer os saberes necessários para a prática profissional. No que se refere ao trabalho docente, a reflexão na e sobre a prática possibilita que o educador reveja sua própria atuação. Trabalhos recentes de pensadores e educadores tais como Donald Schön, Isabel Alarcão, António Nóvoa, J. Gimeno Sacristán, Angel Pérez Gómez, dentre outros, projetaram o conceito de profissional reflexivo e com isso a reabilitação da razão prática, o resgate da experiência no processo de aprendizagem, o destaque da intuição nos processos de conhecimento e a centralidade que a reflexão na ação e sobre a ação possui nos processos educacionais. Todo este movimento em torno do conceito de professor reflexivo dá espaço a um conjunto de questionamentos: o que significa ser um professor reflexivo? Em que situações devemos reflexivos? Sobre o que devemos ser reflexivos? Como ser reflexivo? De que maneira podemos tornar a docência objeto de reflexão? O presente texto tem como principal foco analisar a formação continuada de professores a partir do paradigma do professor reflexivo, abordando algumas dessas questões. O texto, além das considerações iniciais, está dividido em duas partes: primeiramente aborda a formação docente a partir da racionalidade técnico-intrumental que prevaleceu nos processo de formação de professores nas três últimas décadas do século XX, mostrando as insuficiências deste processo formativo; na segunda parte sistematiza os principais pressupostos que caracterizam um processo formativo baseado no paradigma do professor reflexivo.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Pós-doutorado na Universidad Autónoma del Estado de México (Bolsista Capes), Doutor em Educação pela UFRGS, mestre em filosofia do Conhecimento pela PUCRS, professor e pesquisador do Programa de Mestrado  e Doutorado em Educação e do Curso de Filosofia da Univeridade de Passo Fundo.

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

possui Mestrado em Educação, graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2004). Pós-Graduação em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é assessora - Núcleo de Educação para o Pensar. Professora de Filosofia e Sociologia na rede privada e pública de ensino. É integrante do Grupo de Pesquisa “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” e do Grupo de Pesquisa “Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior”. Entre as publicações da autora destacam-se: Que tal um pouco de lógica?! (livro didático publicado pela Editora Méritos em coautoria com Altair Alberto Fávero e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (livro didático publicado pela Editora Méritos em coautoria com Altair Alberto Fávero e outros autores). E-mail: katonieto@gmail.com

Marisa Fátima Roman, Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx)

Doutorado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012); mestrado en Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001); Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

Fávero, A. A., Tonieto, C., & Roman, M. F. (2013). <b>A formação de Professores Reflexivos: a docência como objeto de investigação</b>. Educação, 38(2), 277–287. https://doi.org/10.5902/198464445483

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua