A violência de gênero no contexto do Ensino Médio Integrado: contribuições da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Histórico-Crítica para a construção da formação humana integral
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491894Parole chiave:
Violência de gênero, Ensino Médio Integrado, Pedagogia do Oprimido , Pedagogia histórico-críticaAbstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o enfrentamento da violência de gênero no contexto do Ensino Médio Integrado, a partir das contribuições da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Histórico-Crítica, propostas, respectivamente, por Paulo Freire (1987, 1979, 2023) e Dermeval Saviani (1996, 2011), tendo em vista a formação humana integral como princípio orientador da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Amparado nos moldes da pesquisa qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica,o estudo destaca a importância da participação ativa dos estudantes, da reflexão crítica e do compromisso com a transformação social no processo educativo, tendo como exemplos o desenvolvimento de produtos educacionais elaborados no contexto do Programa de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cuja fundamentação recai na concepção do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. Neste sentido, parte-se do pressuposto de que a abordagem de temas sociais – como a violência de gênero –, ao possibilitar a ampliação, a construção e a (res)significação de conhecimentos inerentes ao processo formativo, contribui para promover a formação humana integral no Ensino Médio Integrado. À vista da exploração de tal pressuposto, conclui-se que as pedagogias em foco oferecem subsídios teóricos para a conscientização sobre a violência de gênero dessa modalidade de ensino, haja vista o seu reconhecimento como fenômeno social que integra os saberes pertinentes ao mundo do trabalho. Assim, a conclusão preconiza que a busca por uma formação humana integral, intrínseca à EPT, compreende a relação dialética entre o processo educativo e a realidade social marcada por relações de opressão.
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