A violência de gênero no contexto do Ensino Médio Integrado: contribuições da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Histórico-Crítica para a construção da formação humana integral

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644491894

Mots-clés :

Violência de gênero, Ensino Médio Integrado, Pedagogia do Oprimido , Pedagogia histórico-crítica

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o enfrentamento da violência de gênero no contexto do Ensino Médio Integrado, a partir das contribuições da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Histórico-Crítica, propostas, respectivamente, por Paulo Freire (1987, 1979, 2023) e Dermeval Saviani (1996, 2011), tendo em vista a formação humana integral como princípio orientador da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Amparado nos moldes da pesquisa qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica,o estudo destaca a importância da participação ativa dos estudantes, da reflexão crítica e do compromisso com a transformação social no processo educativo, tendo como exemplos o desenvolvimento de produtos educacionais elaborados no contexto do Programa de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cuja fundamentação recai na concepção do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. Neste sentido, parte-se do pressuposto de que a abordagem de temas sociais – como a violência de gênero –, ao possibilitar a ampliação, a construção e a (res)significação de conhecimentos inerentes ao processo formativo, contribui para promover a formação humana integral no Ensino Médio Integrado. À vista da exploração de tal pressuposto, conclui-se que as pedagogias em foco oferecem subsídios teóricos para a conscientização sobre a violência de gênero dessa modalidade de ensino, haja vista o seu reconhecimento como fenômeno social que integra os saberes pertinentes ao mundo do trabalho. Assim, a conclusão preconiza que a busca por uma formação humana integral, intrínseca à EPT, compreende a relação dialética entre o processo educativo e a realidade social marcada por relações de opressão.

Bibliographies de l'auteur-e

Kamila Mirley Lopes Maciel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (ProfEPT/IFPB). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, na Coordenação Pedagógica (COPED), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí, na cidade de Picuí, Paraíba, Brasil.

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É docente titular na Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB), orientando pesquisas principalmente na área de Ensino e Literatura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Karina de Oliveira de Oliveira Azevedo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (ProfEPT/IFPB). É professora de Língua Inglesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino( EMEF), pertecendo ao quadro permanente da Secretaria de Educação do município de Damião, Paraíba, Brasil.

Madele Maria Barros de Oliveira Freire, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestra Science em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  É Pedagoga, atuando na Coordenação Pedagógica (COPED), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí, na cidade de Picuí, Paraíba, Brasil.

Carmem Maia dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

 Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). É pedagoga, atuando na Coordenação Pedagógica, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí, na cidade de Picuí, Paraíba, Brasil. 

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Publié-e

2025-11-24

Comment citer

Maciel, K. M. L., Formiga, G. M., Azevedo, K. de O. de O., Freire, M. M. B. de O., & Santos, C. M. dos. (2025). A violência de gênero no contexto do Ensino Médio Integrado: contribuições da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia Histórico-Crítica para a construção da formação humana integral. Educação, 50(1), e140/01–24. https://doi.org/10.5902/1984644491894