A variação linguística nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: teoria e prática no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488356Parole chiave:
Variações linguísticas, Preconceito linguístico, Livro DidáticoAbstract
Este artigo analisa a abordagem da variação linguística nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) e sua aplicabilidade em um livro didático do 6º ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo verificar se as propostas pedagógicas do livro didático estão alinhadas com as diretrizes dos PCNs, enfatizando a importância de tratar a variação linguística como um fenômeno inerente ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada é qualitativa e exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando conceitos de variação linguística, preconceito linguístico e livro didático, conforme autores como Labov (1972), Farias (2023) e Bagno (2001). Os resultados indicam que os PCNs reconhecem a variação linguística como um componente fundamental do processo linguístico, especialmente ao considerar as diferenças entre os padrões da linguagem oral e escrita. A análise do livro didático mostra que suas propostas pedagógicas estão de acordo com as diretrizes dos PCNs, oferecendo atividades práticas que abordam a variação linguística de maneira eficaz. Conclui-se que o professor de língua portuguesa tem um papel essencial na promoção de uma educação crítica e comprometida com a transformação social, utilizando as diretrizes dos PCNs para ensinar variação linguística de forma inclusiva.
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