A variação linguística nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: teoria e prática no livro didático

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488356

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Variações linguísticas, Preconceito linguístico, Livro Didático

Abstract

Este artigo analisa a abordagem da variação linguística nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) e sua aplicabilidade em um livro didático do 6º ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo verificar se as propostas pedagógicas do livro didático estão alinhadas com as diretrizes dos PCNs, enfatizando a importância de tratar a variação linguística como um fenômeno inerente ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada é qualitativa e exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando conceitos de variação linguística, preconceito linguístico e livro didático, conforme autores como Labov (1972), Farias (2023) e Bagno (2001). Os resultados indicam que os PCNs reconhecem a variação linguística como um componente fundamental do processo linguístico, especialmente ao considerar as diferenças entre os padrões da linguagem oral e escrita. A análise do livro didático mostra que suas propostas pedagógicas estão de acordo com as diretrizes dos PCNs, oferecendo atividades práticas que abordam a variação linguística de maneira eficaz. Conclui-se que o professor de língua portuguesa tem um papel essencial na promoção de uma educação crítica e comprometida com a transformação social, utilizando as diretrizes dos PCNs para ensinar variação linguística de forma inclusiva.

Biografie autore

Jailson Batista dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, também pela UFPB. Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade Prominas.

Vânia Maria de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Mestre em Mestrado Em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), tendo se graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1987). 

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Pubblicato

2025-06-09

Come citare

Santos, J. B. dos, & Vasconcelos, V. M. de. (2025). A variação linguística nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: teoria e prática no livro didático. Educação, 50(1), e81/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644488356