As contribuições dos cursos da Escola Nacional de Socioeducação para os profissionais que atuam com as medidas socioeducativas a partir do olhar da psicologia moral
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485325Palavras-chave:
psicologia moral, socioeducação, Escola Nacional de SocioeducaçãoResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar, sob a ótica da psicologia moral, alguns cursos da Escola Nacional de Socioeducação, buscando estabelecer uma relação com a percepção dos ex-alunos a respeito das contribuições deles. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, utilizando como um dos instrumentos metodológicos a entrevista clínica. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que os cursos da ENS trouxeram contribuições significativas aos alunos, todavia, estas foram mais quanto ao nível de informação do que em termos de uma mudança de postura frente ao trabalho socioeducativo. Acreditamos que os estudos da psicologia moral podem ser úteis para os cursos da ENS, trazendo contribuições principalmente para o processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa.
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