<b>Os movimentos sociais populares como educadores: contribuições teóricas e políticas </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444139Parole chiave:
Popular social movements, Education, Politics.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464444139
O artigo tem como objetivo aprofundar a dimensão educativa dos movimentos sociais populares e, desse ponto de vista, busca identificar suas potencialidades educativas críticas e emancipatórias. A questão central é como os movimentos sociais populares constituem-se em educadores, não apenas para seus militantes, mas também para as organizações sociais, o estado e a sociedade como um todo. Ao procurar dar conta desse desafio, parte-se das contribuições de Boaventura de Sousa Santos para fundamentar uma crítica à epistemologia hegemônica, especialmente à monocultura do saber e do tempo linear, contrapondo-a à epistemologia do sul com destaque para as ecologias dos saberes e das temporalidades. Para dar fundamentação à perspectiva das temporalidades buscam-se, também, as contribuições de Walter Benjamin e Edward Thompson. Por fim, faz-se a análise de uma experiência de organização de agricultores sem terra, no início da década de 1980, na Encruzilhada Natalino, Ronda Alta(RS). Esse acampamento é fundamental não apenas por contribuir decisivamente na organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas também pela dimensão educativa de seus militantes, assim como na formação de lideranças e na formulação de outros pressupostos, especialmente em relação às políticas fundiária e agrícola.
Palavras-chave: movimentos sociais populares; educação; política.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________