<b>Os movimentos sociais populares como educadores: contribuições teóricas e políticas </b>

Autores/as

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444139

Palabras clave:

Popular social movements, Education, Politics.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464444139

 

O artigo tem como objetivo aprofundar a dimensão educativa dos movimentos sociais populares e, desse ponto de vista, busca identificar suas potencialidades educativas críticas e emancipatórias. A questão central é como os movimentos sociais populares constituem-se em educadores, não apenas para seus militantes, mas também para as organizações sociais, o estado e a sociedade como um todo. Ao procurar dar conta desse desafio, parte-se das contribuições de Boaventura de Sousa Santos para fundamentar uma crítica à epistemologia hegemônica, especialmente à monocultura do saber e do tempo linear, contrapondo-a à epistemologia do sul com destaque para as ecologias dos saberes e das temporalidades. Para dar fundamentação à perspectiva das temporalidades buscam-se, também, as contribuições de Walter Benjamin e Edward Thompson. Por fim, faz-se a análise de uma experiência de organização de agricultores sem terra, no início da década de 1980, na Encruzilhada Natalino, Ronda Alta(RS). Esse acampamento é fundamental não apenas por contribuir decisivamente na organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas também pela dimensão educativa de seus militantes, assim como na formação de lideranças e na formulação de outros pressupostos, especialmente em relação às políticas fundiária e agrícola.

Palavras-chave: movimentos sociais populares; educação; política.

Biografía del autor/a

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação.

Publicado

2012-08-16

Cómo citar

Marcon, T. (2012). <b>Os movimentos sociais populares como educadores: contribuições teóricas e políticas </b>. Educación, 37(3), 495–508. https://doi.org/10.5902/198464444139

Número

Sección

Dossiê: Educação e Territorialidades