Trabalho docente em classes multisseriadas: diferentes modos de entender a diferença na escola

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Charles Maycon de Almeida Mota Universidade do Estado da Bahia -UNEB
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431374

Palavras-chave:

Diferenças, Profissão docente, Docência em classes multisseriadas

Resumo

Este artigo apresenta discussões e resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como os professores das escolas multisseriadas concebem as diferenças e como lidam com estas em sala de aula. Utilizamos no decorrer do estudo como direcionamento metodológico, a pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem (auto)biográfica. Desse modo, tomou as narrativas como um dispositivo de investigação, por entender que as narrativas de formação-profissão, trazem consigo elementos sobrecarregados de subjetividades e, que por isso, favorecem produções de sentidos e significados sobre/da formação. Para tanto, lançamos mão das oficinas formativas, inspiradas nos ateliês biográficos, com sete professores que atuam em classes multisseriadas de escolas rurais, no município de Várzea do Poço, interior da Bahia-Brasil. Pudemos perceber com esta pesquisa que as diferenças vão sendo demarcadas, especificamente pelo fator social em que seus alunos se encontram e pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, desencadeando a percepção de que a diferença ainda se encontra associada à ausência de elementos normalizador dos sujeitos. Assim, o estudo evidenciou que as diferenças são tomadas como algo segregador dos sujeitos, em que a solução é homogeneizar os sujeitos, numa perspectiva de não reconhecimento das diferenças nas dimensões culturais e sociais.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, loptado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI.

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. Doutorando em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. 

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. 

Referências

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Assinada pelo Brasil na mesma data. Disponível em:<http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html>. Acesso em: 05 mai. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 jan. 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

READY, Carolina Hirmas. Educar em la diversidade cultural: aprendizajes desde la experiencia inovadora em América Latina. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva. V.2. UNESCO/OREALC. Santiago de Chile, 2008.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser ou não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Silva, F. O. da, Mota, C. M. de A., & Rios, J. A. V. P. (2019). Trabalho docente em classes multisseriadas: diferentes modos de entender a diferença na escola. Educação, 44, e13/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644431374

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua