Trabalho docente em classes multisseriadas: diferentes modos de entender a diferença na escola
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644431374Parole chiave:
Diferenças, Profissão docente, Docência em classes multisseriadasAbstract
Este artigo apresenta discussões e resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como os professores das escolas multisseriadas concebem as diferenças e como lidam com estas em sala de aula. Utilizamos no decorrer do estudo como direcionamento metodológico, a pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem (auto)biográfica. Desse modo, tomou as narrativas como um dispositivo de investigação, por entender que as narrativas de formação-profissão, trazem consigo elementos sobrecarregados de subjetividades e, que por isso, favorecem produções de sentidos e significados sobre/da formação. Para tanto, lançamos mão das oficinas formativas, inspiradas nos ateliês biográficos, com sete professores que atuam em classes multisseriadas de escolas rurais, no município de Várzea do Poço, interior da Bahia-Brasil. Pudemos perceber com esta pesquisa que as diferenças vão sendo demarcadas, especificamente pelo fator social em que seus alunos se encontram e pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, desencadeando a percepção de que a diferença ainda se encontra associada à ausência de elementos normalizador dos sujeitos. Assim, o estudo evidenciou que as diferenças são tomadas como algo segregador dos sujeitos, em que a solução é homogeneizar os sujeitos, numa perspectiva de não reconhecimento das diferenças nas dimensões culturais e sociais.
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