A formação do mestre no século XIII: um estudo sobre a sindérese e a consciência no De veritate de Tomás de Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430682

Palavras-chave:

História da Educação Medieval, Formação do mestre, Tomás de Aquino

Resumo

O tema deste artigo é a proposta de Tomás de Aquino para a formação do mestre, no contexto da cristandade ocidental. Nossas reflexões, enquadradas na História da Educação e orientadas pelos pressupostos da História Social, têm o objetivo de demonstrar que Tomás de Aquino, teólogo dominicano do século XIII, concebe a formação do mestre a partir de um corpus teórico-didático que passa pelo conhecimento profundo da natureza humana e pelo compromisso com um determinado projeto de civilização. Daí a necessidade de considerarmos a relação entre ética e formação docente na obra de Tomás de Aquino. Recortamos, para este texto, as Questões 16 e 17 do De Veritate, que tratam da sindérese e da consciência. O De Veritate é um conjunto de Questões Disputadas ministradas pelo teólogo dominicano na Universidade de Paris e está, portanto, diretamente relacionada com sua atuação docente – o que, para nós, é essencial. Assim, o problema que se coloca é por que os mestres do século XIII deveriam conhecer esses elementos da ação humana.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Palmas

Graduado em Pedagogia. Mestre em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), desde 2014. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação [RBHE]. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Santin, R. H., & Oliveira, T. (2019). A formação do mestre no século XIII: um estudo sobre a sindérese e a consciência no De veritate de Tomás de Aquino. Educação, 44, e49/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644430682

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