<b> Ética na Universidade Medieval: a importância da leitura dos clássicos para a elaboração de Tomás de Aquino </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444410Palavras-chave:
History of education, Medieval education, Higher Education, Reading and ethics, Thomas Aquinas.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444410
O objetivo deste artigo é tecer considerações sobre a importância da leitura para a elaboração da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274). Na aurora do século XIII, os citadinos do Ocidente medieval criaram uma nova instituição destinada ao conhecimento e ao ensino: a Universidade. Nela, mestres e discípulos debatiam questões fundamentais para a nova sociedade utilizando, sobretudo, textos de Filosofia Antiga e cristãos, mas também escritos árabes e judeus. As formas literárias utilizadas abarcavam principalmente lectio e disputatio e, por contrapor bases teóricas distintas, aqueles pensadores acabaram por recriar a summa, numa forma original e fundamental para a elaboração filosófica daquele tempo. Para discutir a importância da leitura na elaboração da concepção de ética na universidade medieval, serão apresentadas algumas características da produção do conhecimento no século XIII, vinculadas ao seu contexto histórico e, sem seguida, debatidas algumas considerações éticas de Tomás de Aquino, um dos mais expressivos autores do período. Considerando os limites deste artigo, apenas um texto do autor, “O objeto da caridade”, extraído da sua principal obra, a Suma de Teologia, será debatido em profundidade. Preliminarmente, é possível afirmar que, assim como a leitura dos autores clássicos por Tomás de Aquino e outros mestres do século XIII, os auxiliou a elaborar conhecimentos sobre ética condizentes com seu tempo, a leitura histórica desses autores auxilia na compreensão da atualidade.
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