Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644469981

Mots-clés :

Bullying, Estratégias de prevenção, Escola

Résumé

Este artigo objetiva mapear e analisar estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola, tendo como embasamento uma revisão sistemática da literatura. Os trabalhos analisados encontram-se indexados nas bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes-BDTD; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Portal de Periódicos Capes (Acesso CAFe) e The Scientific Electronic Library Online(SciELO), tendo como recorte temporal os anos de 2011 a 2021. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas para compor a base de discussão deste texto, 35 produções. Do processo analítico, seguindo os critérios metodológicos a que se propôs o estudo, emergiram três categorias: i) Intervenções escolares envolvendo a família; ii) Intervenção via políticas públicas; iii) Intervenções educativas focadas no protagonismo juvenil. Entre os destaques desta investigação, identificou-se que a cooperação e o engajamento entre os atores da comunidade escolar: alunos, professores e demais funcionários, famílias e Estado, constitui-se estratégia primordial na resolução de problemas coletivos, como é o caso do bullying escolar.

Bibliographies de l'auteur-e

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, graduada em Psicologia pela mesma universidade. Atualmente é bolsista dedicação exclusiva da CAPES.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1988), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia, Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP/ Instituto de Psicologia - IP (2002). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) desta instituição.  

Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, University of Minho

Possui doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (1998). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e Saúde. Atualmente é professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal e Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Brasil.

Fernanda Schneider Bernardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publié-e

2023-09-06

Comment citer

Tessaro, M., Trevisol, M. T. C., Pereira, M. B. F. L. de O., & Bernardi, F. S. (2023). Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura. Educação, 48(1), e102/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644469981