Azul ou Rosa: Educação e cultura visual em um vídeo de Meu amigãozão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644469639

Mots-clés :

Infâncias, Gênero, Cores

Résumé

Este artigo tematiza as construções de infâncias e de gênero na e por meio da significação das cores nas infâncias a partir da análise de uma produção cultural midiática intitulada AZUL OU ROSA - Nosso mundo com Golias (2018), publicada pelo canal Meu amigãozão, na plataforma virtual Youtube. Como objetivo, busca verificar no vídeo as possíveis confluências e contribuições que acompanham as discussões sobre os Estudos de Gênero e propiciam às crianças se relacionarem com o gênero enquanto uma construção passível de questionamentos e modificações. Para tal, relacionou-se, inicialmente, a construção de gênero e sexualidade aos universos e artefatos endereçados às infâncias, sublinhando que, desde os primeiros momentos da vida, meninos e meninas são envolvidos/as (convocados/as) a serem cúmplices de um projeto de normatização dos corpos a partir de uma concepção biológica e binária – portanto limitada – do gênero. Em seguida, realizou-se a análise da produção audiovisual em questão, conforme os procedimentos de investigações visuais críticas e inventivas propostos pelo PROVOQUE, atentando-se aos discursos relacionados à significação das cores e às construções de gênero na infância. Como resultado, observou-se que o vídeo trabalha as relações entre cores e gênero de formas sutis, atravessadas em atividades lúdicas e em diálogo com as crianças da Educação Infantil, questionando e subvertendo essas construções em torno de artefatos, brincadeiras e elementos cromáticos.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Narumi Inoue, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolveu a pesquisa "Para além do azul e do rosa: o uso pedagógico das cores na Educação Infantil" pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC (2020-2021). 

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá.

Références

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Publié-e

2024-02-14

Comment citer

Inoue, G. N., & Baliscei, J. P. (2024). Azul ou Rosa: Educação e cultura visual em um vídeo de Meu amigãozão. Educação, 49(1), e33/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644469639