A Agenda 2030: o princípio responsabilidade e a ética na Educação Tecnológica
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644468592Mots-clés :
Agenda 2030, Educação Tecnológica, Responsabilidade socialRésumé
A Agenda 2030 é um compromisso entre países para realizar uma ação global para o desenvolvimento mundial. Nesta agenda constam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como algumas metas para serem levadas a cabo. Entre os objetivos, o quarto deles está direcionado ao desenvolvimento de uma Educação de Qualidade. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os objetivos da Agenda 2030, sobretudo acerca do quarto objetivo e sua relação com a Educação Tecnológica, tendo em vista o princípio de responsabilidade, de Hans Jonas (2006), e o cenário da educação que, a partir de 2020, foi duramente alterado pela pandemia causada pelo novo corona-vírus, considerando também que as tecnologias da informação afetam os processos educacionais e as práticas pedagógicas. Parte-se do questionamento de buscar quais são as necessidades atuais para uma formação dentro da Educação Tecnológica e como o princípio de responsabilidade, de Hans Jonas, pode ajudar no seu desenvolvimento? Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, desenvolve e discute conceitos e reflexões sobre a educação, a tecnologia, a sustentabilidade, o princípio de responsabilidade e a ética, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de documentos. Os resultados da investigação apontam a importância de um novo conceito para a Educação Tecnológica, que afete sua concepção no que tange as ações sustentáveis e não tenha como base a mercantilização, mas proponha uma formação tecnológica que pense na práxis levando em conta as condições sociais humanas, não só da produção, mas também de sobrevivência e vida do planeta.
Références
BALL, S. J. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BASTOS, J. A. A educação tecnológica - conceitos, características e perspectivas. In: Revista Educação & Tecnologia, v. 1, n. 1, 1998, p. 21-36. Disponível em:http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1986/1393. Acesso em: 24 nov. 2020.
BECK, U. Politics of risk society. In: FRAKLIN, J. The politics of risk society. Inglaterra: Policy Press, 1998.
BECK, U. Cosmopolitan vision. Cambridge: Polity Press, 2006.
CASTRO FILHO, C. M. de. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 355-372, 2018. DOI: 10.20396/rdbci. v16 Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650931. Acesso em: 25 nov. 2020.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. (Série Unifreire, 2).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2017.
JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC Rio, 2006.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA, J. R. O homem como objeto da técnica segundo Hans Jonas: o desafio da biotécnica. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/problemata/article/view/16966. Acesso em: 10 nov. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 4 Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Brasil: ONUBR, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 24 nov. 2020.
VIEIRA PINTO, Á. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________