O planejamento docente e a avaliação: uma reflexão sobre os seus reflexos na repetência escolar dos alunos das escolas do I Ciclo em Cabinda/Angola
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644438951Mots-clés :
Planejamento docente, Avaliação, Repetência escolar.Résumé
Este artigo versa sobre o planejamento docente, a avaliação e a repetência escolar, ecoando as preocupações da sociedade cabindense, concernentes ao elevado número de alunos que reprovam de classe. O objetivo que o norteia busca a partir da análise das publicações relacionadas com essas três categorias, refletir sobre o que é dito e o que é feito em suas ocorrências nas escolas do I Ciclo em Cabinda e sobre os seus reflexos na realidade escolar dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, cujos objetos de análise e reflexão foram os documentos oficiais do Ministério da Educação, livros e artigos produzidos por pesquisadores locais e estrangeiros, assim como alguns trabalhos feitos por professores que lecionam nesse ciclo. Neste estudo ficou notório que, embora as pesquisas mostram a relevância desses instrumentos no êxito do processo pedagógico, os mesmos no cotidiano de muitos professores dessas escolas não passam de simples formalidade, ao carecer das ações concretas que situam os seus alunos no cerne das atividades que são planejadas, executadas e avaliadas nas salas de aulas, tendo-os como sujeitos concretos. Reconhece-se que para um maior afloramento das questões que foram levantadas nessa pesquisa, precisa-se de mais estudos, visando subsidiar a atuação desses professores nos seus planejamentos e nas suas avaliações. Neste estudo concluiu-se que a qualidade do planejamento diário dos professores do I ciclo tem reflexos nos resultados das avaliações dos alunos e incidem nos índices da repetência escolar que são observados nessas escolas.
Références
ANGOLA. Caderneta do Professor 1.o Ciclo Ensino Secundário. Luanda: Editora Moderna, 2012.
ANGOLA. Manual de apoio ao sistema de avaliação das aprendizagens. 1.o Ciclo do Ensino Secundário. Luanda: Inide, 2011.
ANGOLA. Programa de Biologia de 7ª, 8ª e 9ª classes. Luanda: Editora Moderna, 2013.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CORRÊA, Maria Letitia. Não-retenção e relações de poder: ponto focal de resistência ao Projeto Escola Plural. In: DALBEN, Angela Imaculada Loureiro de Freitas (Org.). Singular ou plural? Eis a questão. Belo Horizonte: GAME/FAE/UFMG, 2000, p.91-110.
DALBEN, Angela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação escolar e a relação com o conhecimento. Caderno de Educação, Belo Horizonte, p. 74-87, 1999.
DELORS, Jacques. La educación encierra un tesoro. Informe de la UNESCO a la comisión internacional sobre la educación para el Siglo XXI. Madrid: Santillana Ediciones Unesco, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.
GOMES, Suzana dos Santos. Um olhar sobre as práticas de avaliação na escola. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora ática, 2004.
HOLANDA, Nilson. Planejamento e projetos. Rio de Janeiro: Editora APEC, 1977.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica. Série Idéias, n. 15. São Paulo: FDE, 2006.
MAVUNGO, Fernando Abel. Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores de biologia no âmbito do trabalho independente. Um estudo na Escola do I Ciclo de Cabassango. Dissertação (Mestrado)- Faculdade da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2014.
PIUAÍ (Estado). Secretaria do Estado da Educação e Cultura. Diretrizes da Rede Pública Estadual de Ensino de Piauí, Teresina:
SEDUC, 2013.Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/1Diretrizes_Curriculares_da_Educacao_Basica_SEDUC_PI.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
SOCA, Ana Maria González; FERNÁNDEZ, Silvia Recarey; FERNÁNDEZ, Fátima Addine. La dinámica del proceso de enseñanza-aprendizaje mediante sus componentes.In: FERNÁNDEZ, Fátima Addine. (org.). Didáctica: teoria y práctica. 2. ed. Ciudad de la Habana: Plueblo y educacion, 2007. p. 56-74.
TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Editora Emma, 1975, p.11-21.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________