Estado da arte de pesquisas junto a Matemática Financeira e a Educação Financeira entre 2010 a 2017
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644438576Mots-clés :
História das disciplinas, Matemática e Educação Financeira, Licenciatura em MatemáticaRésumé
O trabalho apresenta o estado da arte, sobre pesquisas que estão relacionadas à educação financeira e a Matemática Financeira no ambiente escolar entre os anos de 2010 a 2017. Pesquisou-se sobre o que foi publicado desde a educação básica até a educação superior, buscando estudos relacionados à História da Matemática Financeira como disciplina escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática. A investigação foi dividida em três momentos: no primeiro, foram realizadas pesquisas junto ao site da CAPES e do CNPq; em um segundo momento, pesquisou-se na web de um modo geral; e o terceiro, buscou-se livros que tratassem da matemática financeira, que não trouxessem apenas os conteúdos a serem trabalhados na educação básica ou superior, mas que tivessem outros elementos, como a história da matemática financeira ou como trabalhar a Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura. Ao todo foram levantados sessenta e seis trabalhos compostos de artigos, monografias, dissertações, teses e capítulos de livros que abordam a matemática financeira e a educação financeira no âmbito escolar. Em todos os trabalhos pesquisados nenhum trata a história da Matemática Financeira como disciplina escolar, seja na educação básica ou na educação superior.
Références
ABREU, Ricardo Jose Reis de. Educação financeira: aspectos discursivos, subjetivação e governabilidade. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, 2015. Disponível em: http://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/2699609341086894.pdf. Acesso em: 10 de dez. 2018.
AMARAL, Gustavo Perini. Educação matemática financeira: construção do conceito de moeda no último ano do ensino fundamental. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2013. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3
AMORIM, Michelle Ribeiro. Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas: duas aplicações cotidianas. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2014. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/
BARROSO, Dejair Frank. Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração. 2013. 190 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 10 fev. 2017.
BORGES, Arlei Vaz; RABELO, Regina Maria. Contribuições de jogos como recurso didático nas aulas de matemática financeira. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática),- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389. Acesso em 09 de fev. 2017.
BRASIL. Decreto 7.397/2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasilia, DF: 2010. Acesso em 28 de fev. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 28 fev. 2018.
CAMPOS, Celso Ribeiro; TEIXEIRA, James; COUTINHO, Cileda. de Queiroz e Silva. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a Educação Crítica. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.3, p.556-577, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/25671. Acesso em 10 dez. 2017.
CECCO, Bruna Larissa et al. (2016) O curso de matemática: educação financeira em destaque. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6492_3017_ID.pdf Acesso em 18 de fev. 2017.
CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Comunitária da Região de Chapecó –
UNOCHAPECÓ, 2014, 149 f.. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/educacao/publicacoes-cientificas/detalhes/201053 Acesso em 10 de dez. 2017.
CORDEIRO, Marco Antonio. Um estudo sobre educação matemática financeira para crianças de 05 a 10 anos de idade. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Instituição de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.
CORREA, Wagner Ribeiro; GRÍGOLO, Sidnei. Educação financeira na Universidade. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira. Joaçaba, n. 1, n.p., jun. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/issue/view/238; Acesso em 20 de jan. 2017.
COSTA, Cristiano Machado; MIRANDA, Cléber José. Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador, v.3, n.3, p. 57-74, set./dez., 2013 Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/377. Acesso em 12 de mai. 2017.
CUNHA, Clístenes Lopes da; LAUDARES, João Bosco. Resolução de Problemas na Matemática Financeira para o Tratamento de questões da Educação Financeira no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 659-678, ago. 2017. Disponível em:. http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/38/1/RDS14082012.pdf Acesso em 13 de dez. 2017.
DUARTE, Paulo César Xaviee et al. Matemática financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. Nucleus, Ituverava, v.9, n.1, p. 195-208, abr. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Windows8/Downloads/Dialnet-MatematicaFinanceira-3988370%20(1).pdf Acesso em 14 de fev. 2017.
FARIAS, Gisele Valle de. A matemática financeira na educação básica e sua importância na formação de um cidadão consciente. 2013. 30 p. Dissertação (Mestrado. Programa de Pós-graduação em Matemática,
POROFMAT) - UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-gisele Acesso em 18 de abr. 2017.
GOUVÊA, Lúcia Miranda. (2015). Educação financeira na perspectiva multidisciplinar: o educando como construtor do seu conhecimento. In VII
ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015, São João Del Rei, n. p. Disponível em: http://www.ufjf.br/emem/programacao/poster/poster-textos-completos/ Acesso em 10 de fev. 2017
GRANDO, Neiva Ignês; SCHENEIDER, Ildo Jose. Matemática financeira: alguns elementos históricos contemporâneos. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33, p.43-62, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646693/13595. Acesso em 10 mar. 2017.
GRANDO, Neiva Ignês; SCHENEIDER, Ildo Jose. (2011). Matemática Financeira: relação entre situações reais e educação para o consumo. Revemat, Florianópolis, v.6, n. 2, p. 81-95, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981-1322.2011v6n2p81/21793. Acesso em 07 de out. 2017.
HOFMANN, Ruth Margareth. Educação financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e França. 2013. 329 f. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2013/d2013_Ruth%20Margareth%20Hofmann.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018.
HOFMANN, Ruth Margareth; MORO, Maria Lucia Faria. Educação matemática e educação financeira: perspectiva para a ENEF. Zetetiké, Campina, v. 20, n. 2, p. 37-54, mai. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646609 Acesso em 10 fev. 2017.
HOLZ, Luz Lucia. Matemática financeira no ensino fundamental: uma questão para o 7º ano. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015. Disponível em: http://ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/245. Acesso em 17 de mai. 2018.
KISTEMANN, Marco Aurélio Jr. Pesquisas em educação financeira relativas à formação de professores de matemática. In VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA, Canoas, 2017, n.p. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6809/4355 Acesso em 13 de fev. 2018.
MARQUES, Ernande. Matemática financeira no ensino médio. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado – PROFMAT) - Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2016. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/1965/2/ErnandeMarques.pdf. Acesso em 10 de mar. 2018.
MEDEIROS, André Luiz. et al. Quanto vale o dinheiro para os adolescentes? Mensuração do conhecimento em educação financeira. In XXVI EANARGRAND, Foz do Iguaçu, n.p. 2015. Disponível em: http://xxvi.enangrad.org.br/_assets/files/anais/2015/030720151256508bc058fb10128babaf7ad83d26d41795.pdf. Acesso em 10 de mar. 2018.
NASSER, Lilian; TORRACA, Marcelo André A.; SOUZA, Geneci Alves de. Educação financeira na formação de professores. Revista Educação Matemática em foco. Campina grande, v.2, n. 2. p.38-52, Ago/Dez. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Windows8/Downloads/REVISTA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20MATEM%C3%81TICA%20-%20OUTUBRO%20ago-dez-2013%20(1).pdf Acesso em 07 de out. 2017.
NETO, Vanessa Franco; SANTOS, José Wilson dos. (2013) Educação financeira no ensino médio: formação continuada à luz da educação matemática crítica. In XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA,2013, Curitiba. Disponível em: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1736_2153_ID.pdf Acesso em 18 de abr. 2017
OLIVEIRA, Leandro Palha de; ROSETTI JUNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Ensino de matemática financeira com jogo iterativos entre equipes: um estudo de caso. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.7, n. 3, p. 53-69, 2012. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID189/v7_n3_a2012.pdf. Acesso em 20 de mar. 2017.
PAGLIATO, Wagner. Educação Financeira: a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre gestão das finanças pessoais e vida financeira saudável, 2015, 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PARCIANELLO, Janice Aparecida; LAHRER, Raquel. Metodologias para o ensino-aprendizagem da matemática financeira na educação básica: uma abordagem prática. In PARANÁ. Secretaria de estado da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor de PDE:: produções didático-pedagógica, p. 1-47, Curitiba, v.II, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_artigo_janice_aparecida_parcianello.pdf Acesso em 15 de dez. 2017.
PELICIOLI, Alex Ferranti. A relevância da educação financeira na formação de jovens. 2011, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, PUCRS, Porto alegre, 2011 Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/handle/10923/2934. Acesso em 25 de fev. 2017.
PELINSON, Nadia Cristina Picinini. Educação financeira crítica: uma perspectiva de empoderamento para jovens campesinos. 2015 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2015. Disponivel em: http://konrad.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000d3/0000d3e9.pdf.Acesso em 08 de mai. 2018.
PEREIRA, Alexsandra Alves. Fluxo de caixa: educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo. 2014 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática), Espírito Santo, 2014. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/index.php/dissertacoes?showall=&start=5 . Acesso em 08 de mai. 2018.
PIZZI, Norton. A calculadora HPI7BII+ como aporte tecnológico no ensino da matemática financeira o PRONATEC: Possibilidade para uma aprendizagem mais significativa. 2014 120 f. Mestrado (Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/216 Acesso em 08 de mar. 2018.
RODRIGUES, Marcio Lucio. O ensino da matemática financeira no ensino médio. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/578. Acesso em 10 de mai. 2018.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.6, n.19, p. 37- 50, set./dez. 2006.
ROSETTI JUNIOR, Helio; SANTIAGO, Rosemary Aparecida e SCHIMIGUEL, Junior. Estudo curriculares de cursos superiores de tecnologia e matemática financeira. Revista Holos, Ano 29, Vol 2, 2013, p.216-227. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1063/671. Acesso em 10 de fev. 2017.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Características dos docentes que atuam na área de matemática financeira e finanças em cursos de graduação tecnológica na rede particular. Cuadernos de Educación y Desarrolho, vol.3, nº 31, set. 2011. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/ced/31/rjjs.html. Acesso em 10 de abr. de 2017.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Matemática financeira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Artigo apresentado no XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Disponível em: http://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1025/1023 . Acesso em 05 de fev. 2017. p. 1-5.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Julinano. Estudo comparativo dos modelos de matemática financeira em bibliografia adotada no ensino médio. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 6, n. 11, p. 1-7, 2010. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2010c/estudo%20comparativo.pdf. Acesso em 05 de nov. 2017.
ROSSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGEL, Juliano. Matemática financeira: educação matemática e história monetária. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 13, p. 1540-1549, 2011. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20exatas%20e%20da%20terra/matematica%20financeira.pdf. Acesso em 20 de mar. 2017.
SÁ, Ilydio. Pereira de. Matemática Financeira para Educadores Críticos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2011.
SÁ, Ilydio Pereira de. A educação matemática crítica e a matemática financeira na formação de professores. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/db91ee8c571ee009dc9621b671a89bd2.pdf Acesso em 10 de fev. 2017.
SANTANDER, Victor Marcelo Rojas. Elaboração de um Objeto para Aprendizagem. OPA: Aplicações na Matemática Financeira Capitalização, Financiamento e Desvalorização. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirantes de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/3c50d4f31043d9042536eee68499abf7.pdf. Acesso em 20 de fev. 2017.
SANTILLÁN, Arturo Garcia; CHÁVEZ, Milka Elena Escalela; NAVARRO, Rubén Eden . Variables associadas com el uso de las TIC como estratégia didática em el processo de enseñanza aprendizaje de la matemática financeira. Una experiência desde el aula de classe mejora. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, n. 2, v. 4, p. 118-135, 2011. Disponível em: https://repositorio.uam.es/handle/10486/661659. Acesso em 11 de abr. 2017.
SANTOS, Aluska Souza. Análise de matemática financeira nos livros de ensino médio. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/889/1/PDF%20-%20Aluska%20Souza%20Santos.pdf. Acesso em 15 de mai. 2017.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos. Matemática financeira no ensino média numa perspectiva investigativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2015_Jackelinne_Azev%C3%AAdo_Silva_dos_Santos.pdf Acesso em 20 de jun. 2017.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos; ROSETTI JUNIOR, Hélio. Mídias no ensino da matemática financeira: aplicação em uma escola estadual do ensino fundamental e médio do Município de Cariacica/ES. Anais do Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação ANPAE-ES, Espirito Santo, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/ANPAE-ES/article/view/9861/6682. Acesso em 19 de fev. 2017.
SANTOS, Keila Maria Borges dos. A matemática do financiamento habitacional. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1363/1/CT_PROFMAT_M_Santos%2C%
SANTOS, Marco Antônio Moretto dos. Educação financeira e resolução de problemas: contribuições para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos. 2012. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Instituto de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/66866 Acesso 10 de fev. 2017
SANTOS, Raphael Pereira dos. Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Curitiba: Appris, 2015.
SANTOS, Raphael Pereira dos; VEIGA, Janaina; SÁ, Ilydio Pereira de. Uma proposta de Formação Continuada sobre Matemática Financeira para professores de Matemática do Ensino Médio. Revista Eletrônica Teccen, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: Disponível em: http://editorauss.uss.br/index.php/TECCEN/article/view/482 Acesso em 07 de out. 2017.
SCHÜNEMANN, Aquino; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica. Boletim online de educação matemática. Joinville, v.4, n. 7, p. 194-210, ago./dez. 2016 Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8863. Acesso em 10 dez. 2017
SCOLARI, Lidinara Castelli. Educação financeira: análise de uma proposta desenvolvida no 7º ano no ensino fundamental. 2014 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/799. Acesso em 10 de mar. 2017.
SCOLARI, Lidinara Castelli; MARASINI, Sandra Mara . (2012). O que pensam professores de matemática de uma escola de Getúlio Vargas/RS sobre educação financeira. In IV JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA E XVII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais. Passo Fundo, mai. 2012. Disponível em: http://anaisjem.upf.br/download/de-255-scolari.pdf Acesso em 20 de abr. 2017.
SILVA, Alex Fabiano Metello. 2015. 150 f. A importância da matemática financeira no ensino Básico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://impa.br/wp-content/uploads/2016/12/Alex_Fabiano_Metello_Silva.pdf. Acesso em 18 de fev. 2017
SILVA, Marcia Zenievicz; THEISS, Viviane; RAUSCH, Rita R. Avaliação da aprendizagem na educação superior: relato de experiência. RACE – Revista de Adminstração, Contabilidade e Economia. Chapecó, Edição Especial, p. 363-398, 2013. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/3349. Acesso em 18 de mar. 2017.
SILVA, Monica Queiroz da. Educação financeira no ensino superior: estudo com alunos do curso de direito e administração da UEMG Frutal. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2015. Disponível em: https://www.uniube.br/propepe/ppg/educacao/arquivos/2015/dissertacoes/ 19_monica_queiroz_da_silva.pdf. Acesso em 10 de mai. 2018.
SILVA, Rurdiney da. Educação matemática financeira no Ensino Médio: construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/ .Acesso em 05 de jan. 2018.
SOARES, Fabrício Pereira. Os Debates sobre a educação financeira em um contexto financeirização da vida doméstica, desigualdade e exclusão financeira. 2017. 301 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.cis.puc-rio.br/assets/pdf/PDF_CIS_1494250389_Fabr%C3%ADcio_Pereira_Soares_-_2017.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018
SOMAVILLA, Adriana Stefanello S; BASSOI, Tânia Stella. A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática: Nos Institutos Federais da região Sul do Brasil. Novas Edições Acadêmicas, 2017.
SOUZA, Jerônimo Santana de Araujo. A importância e aplicação da matemática financeira no ensino médio. 2014. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Goiás, Jussara, 2014. Disponível em: : http://cdn.ueg.edu.br/source/jussara/conteudoN/1209/MONOGRAFIA_Jernimo_Santana.pdf. Acesso em 07 de out.2017.
STAMBASSI, Andrea.; SILVA, Amarildo Melchiades da. Um Curso de Educação Financeira Escolar para Professores que Ensinam Matemática. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática – XIX EBRAPEM. Juiz de Fora, 2015.
STAMBASSI, Andrea; SILVA, Amarildo Melchiades. Curso de educação financeira escolar para professores que ensinam matemática. In XIX EBRAPEM, 2015, Juiz de Fora. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Disponível em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_andrea_stambassi.pdf. Acesso em 10 fev. 2017.
STEFANELLO, Somavilla, Adriana. A inserção da disciplina de matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. 138 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2937/5/Adriana_Somavilla_2017.pdf Acesso em 18 de mai. 2018.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. 159 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James%20Teixeira.pdf Acesso em 11 de mai. 2017.
VIÑAO, Antônio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, set./dez, 2008.
ZEN, Cleide Cristina. O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para a vida. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2016/M2016_Cleide%20Cristina%20Zen%20de%20Souza.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________