O cidadão e a sua formação no Brasil atual: os papéis do Estado e do professor

Autores

  • Marco Antônio da Costa Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417136

Palavras-chave:

Cidadão, Educação, Políticas públicas

Resumo

Este artigo objetiva discorrer sobre a formação do cidadão no Brasil atual, destacando os papéis que o Estado e o conjunto de professores desempenham nesse processo formativo. Metodologicamente, este trabalho baseia-se na revisão da bibliografia concernente ao assunto nele abordado. Assim, partindo da reflexão contemporânea sobre os conceitos de cidadão e cidadania, o texto traz uma abordagem crítica tanto das políticas públicas educacionais formuladas e implementadas no âmbito da União, dos estados e dos municípios a partir da década de 1990 quanto do trabalho docente ora desenvolvido nas escolas públicas brasileiras. Com isso, pretende-se discutir como o Estado e o professorado, atores essenciais no contexto educacional, podem contribuir para o processo da formação cidadã.

Biografia do Autor

Marco Antônio da Costa, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduação em Letras (Universidade federal de Minas Gerai - UFMG). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Psicopedagogia Institucional (Faculdade Capixaba de Nova Venécia - UNIVEN). Mestrado em Estudos Literários (UFMG). Atuação nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Latina e em Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Costa, M. A. da. (2016). O cidadão e a sua formação no Brasil atual: os papéis do Estado e do professor. Educação, 41(2), 329–342. https://doi.org/10.5902/1984644417136

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.