<b>A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores</b>

Autores/as

  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Adriano de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Evellyn Ledur da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Luiza Turnes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445012

Palabras clave:

Scientific initiation, Youth, Research.

Resumen

A Iniciação Científica (IC) é um processo pelo qual, via universidade, desafia-se e disponibiliza-se um conjunto de opções à iniciação dos jovens no fazer pesquisa, produzir e socializar o conhecimento. Situado no contexto das nossas investigações, o presente texto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Analisa-se criticamente a importância da IC para uma aproximação mais qualificada entre a Educação Básica, a graduação e a pós-graduação, uma vez que o leque de opções desse modo de formação foi ampliado significativamente nos últimos anos. O ingresso na IC contribui, em especial à fundamentação teórica e à familiarização com a metodologia da/para a pesquisa, complemen-tando a formação acadêmica dos jovens estudantes, com um processo em que o conhecimento, além de ser construído na relação ensino-pesquisa, passa a ser reavaliado e recriado, desafiando os jovens a constituírem-se pesquisadores. Por fim, detectamos uma instrumentalização cada vez mais evidente desse locus de formação e de pesquisa, por parte da Capes e CNPq, para melhorar os indicadores da pós-graduação.


Palavras-chave: iniciação científica; jovens; pesquisa.

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Bianchetti, L., Oliveira, A. de, Silva, E. L. da, & Turnes, L. (2012). <b>A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores</b>. Educación, 37(3), 569–584. https://doi.org/10.5902/198464445012

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua