Condorcet: Pressupostos e Relevância da Instrução Pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435706

Palabras clave:

Educação pública, Igualdade, Progresso humano.

Resumen

Tido como um dos últimos filósofos iluministas na França, o Marquês de Condorcet aliou o ideal de esclarecimento humano a uma proposta política de concretização desse ideal quando, em 1792, entregou um relatório propondo um plano completo de organização da instrução nacional que tinha como fundamento o exercício da liberdade e a defesa da igualdade capaz de excluir toda e qualquer dependência. Tal proposta ficou conhecida como as Cinco Memórias sobre a Instrução Pública. A fim de compreendermos o teor e a relevância dessa proposta, trilharemos o seguinte percurso: 1. Analisaremos como o modo de instrução defendido por ele busca ser o viés condutor e conjugador do saber universal, tal como se encontra elaborado num dado momento histórico, e o saber elementar, processo que tem como pressuposto a compreensão de perfectibilidade humana; 2. Apresentaremos a proposta educacional de Condorcet nas três etapas do seu projeto de instrução buscando abarcar seus pressupostos numa compreensão de pessoa humana e de progresso do espírito humano; 3. Tais pressupostos e métodos produz algumas implicações que podem ser expressas nas questões que nos guiarão: visto ser todo indivíduo naturalmente dado à perfectibilidade, donde provém a necessidade de sermos instruídos? De que modo podem ser conjugadas, na prática educativa, a liberdade e a “igualdade de fato”, consequentes da proposta de uma instrução pública universalizante? Pretendemos, portanto, lançar um pouco de luz sobre as concepções que servem de base sólida a Condorcet para que, como um espelho, nos permita refletir sobre a presente condição da educação.

Biografía del autor/a

Josilene Souza Lima Barbosa, Professora Efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Professora no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Membro do Núcleo de Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva (NÚPITA-UFS) 

Márcia dos Santos Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Filosofia pelo PPGFIL-UFRN

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)- Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  Pós- doutorado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (SBEE); Pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência - Nupieped (UFS), Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS). 

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Publicado

2020-05-13

Cómo citar

Barbosa, J. S. L., Fontes, M. dos S., & Souza, R. de C. S. (2020). Condorcet: Pressupostos e Relevância da Instrução Pública. Educación, 45(1), e42/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644435706