Condorcet: Pressupostos e Relevância da Instrução Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435706

Palavras-chave:

Educação pública, Igualdade, Progresso humano.

Resumo

Tido como um dos últimos filósofos iluministas na França, o Marquês de Condorcet aliou o ideal de esclarecimento humano a uma proposta política de concretização desse ideal quando, em 1792, entregou um relatório propondo um plano completo de organização da instrução nacional que tinha como fundamento o exercício da liberdade e a defesa da igualdade capaz de excluir toda e qualquer dependência. Tal proposta ficou conhecida como as Cinco Memórias sobre a Instrução Pública. A fim de compreendermos o teor e a relevância dessa proposta, trilharemos o seguinte percurso: 1. Analisaremos como o modo de instrução defendido por ele busca ser o viés condutor e conjugador do saber universal, tal como se encontra elaborado num dado momento histórico, e o saber elementar, processo que tem como pressuposto a compreensão de perfectibilidade humana; 2. Apresentaremos a proposta educacional de Condorcet nas três etapas do seu projeto de instrução buscando abarcar seus pressupostos numa compreensão de pessoa humana e de progresso do espírito humano; 3. Tais pressupostos e métodos produz algumas implicações que podem ser expressas nas questões que nos guiarão: visto ser todo indivíduo naturalmente dado à perfectibilidade, donde provém a necessidade de sermos instruídos? De que modo podem ser conjugadas, na prática educativa, a liberdade e a “igualdade de fato”, consequentes da proposta de uma instrução pública universalizante? Pretendemos, portanto, lançar um pouco de luz sobre as concepções que servem de base sólida a Condorcet para que, como um espelho, nos permita refletir sobre a presente condição da educação.

Biografia do Autor

Josilene Souza Lima Barbosa, Professora Efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Professora no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Membro do Núcleo de Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva (NÚPITA-UFS) 

Márcia dos Santos Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Filosofia pelo PPGFIL-UFRN

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)- Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  Pós- doutorado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (SBEE); Pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência - Nupieped (UFS), Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS). 

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Barbosa, J. S. L., Fontes, M. dos S., & Souza, R. de C. S. (2020). Condorcet: Pressupostos e Relevância da Instrução Pública. Educação, 45(1), e42/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644435706