Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia

Autores

  • Sayuri Miranda de Andrade Kuratani Universidade Federal da Bahia
  • Renata Meira Veras Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429779

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação de professores, Currículo, Análise foucaultiana do discurso

Resumo

O artigo aborda o tema da formação em Licenciatura em Pedagogia, vinculando-se à discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dessa graduação. Utilizando-se da análise documental, o artigo buscou discutir as relações existentes entre um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Licenciatura em Pedagogia e essas Diretrizes, apontando questões pertinentes à pauta da formação de professores. A perspectiva metodológica adotada foi a análise foucaultiana do discurso, que valoriza a linguagem e as suas implicações nas práticas sociais. A análise indicou, no PPP, a presença de um discurso prescritivo, de caráter normativo, em consonância às Diretrizes, mas também demonstrou um discurso preocupado em atingir o compromisso e a transformação social. A formação organiza-se em dois eixos principais, que são a pesquisa e a práxis pedagógica, o que enfatiza a identidade de um professor-pesquisador. No PPP, os alunos, docentes e a comunidade são posicionados por uma estrutura de deveres e passividade. Ressaltou-se a importância da constante atualização e problematização da formação nas Licenciaturas, referentes tanto aos Projetos Políticos Pedagógicos, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Biografia do Autor

Sayuri Miranda de Andrade Kuratani, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - UFBA.

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

Docente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - UFBA.

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva et al. Diretrizes curriculares nacionais do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n.º 96, Especial, p. 819-842, out. 2006.

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; MELO, Márcia Maria de Oliveira. Pedagogia e diretrizes curriculares: polêmicas e controvérsias. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n.º 20, p. 119-138, jan.-jun. 2005.

ANDRÉ, Marli Eliza. Pesquisa, formação e prática docente. In: ______. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 55-67.

ARCE, Alessandra. Compre um kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n.º 74, p. 251-283, abr. 2001.

BRASIL. Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.º 9394/96, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996, p. 27833.

______. Decreto n.o 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 dez. 1999, p. 4.

______. Decreto n.º 3554, de 7 de agosto de 2000. Dá nova redação ao § 2º do art. 3º do Decreto n. º 3.276, de 6 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 de ago. 2000, Seção 1, p.1.

______. Parecer CNE/CP n.º 5, 13.12.2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2016.

______. Parecer CNE/CP n.º 3/2006. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp003_06.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2016.

______. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mai. 2006, Seção 1, p. 11.

BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o curso de pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n.º 2, p. 229-251, mai.-ago. 2007.

______. Novas diretrizes curriculares nacionais da pedagogia. In: MOROSINI, M. C. (ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária – Glossário, v. 2. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Brasília, 2006.

CABRAL NETO, Antônio. Notas para uma discussão contextualizada sobre o projeto político-pedagógico. In: ALMEIDA, Maria Doninha. (org.) Projeto Político-Pedagógico. Col. Pedagógica – 1, 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2004.

DURLI, Zenilde. O processo de construção das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia: concepções em disputa. 2007. 226 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n.º 65, abr.-jun. 2016.

FERREIRA, Maria Salonilde. A díade político-pedagógica. In: ALMEIDA, Maria Doninha (org.) Projeto Político-Pedagógico. Col. Pedagógica – 1, 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2004.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. ForGRAD. Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: referências para a construção dos projetos pedagógicos na IES brasileiras. Curitiba, 1999. Disponível em: <http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fMatProfDanielXimenes2.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2017.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GATTI, Bernadete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n.º 100, p. 33-46, dez.- jan.- fev. 2013-2014.

______. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n.º 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

MACEDO, Roberto Sidnei. Chrysallis, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multirreferencial e o currículo contemporâneo. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2005.

NÓVOA, António. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola, 13 de set. 2001. Entrevista concedida ao programa Salto para o futuro. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/salto-acervo/interview?idInterview=8283>. Acesso em: 27 fev. 2017.

SAVIANI, Dermeval. O espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Paidéia, v. 14, n.º 28, p. 113-124, 2004.

______. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n.º 130, p. 99-134, jan.-abr. 2007.

SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação & Sociedade, ano 20, n.º 68, dez. 1999.

______; DURLI, Zenilde. Curso de pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação em foco, v. 14, n.º 17, p. 79-109, jul. 2011.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores associados, 1999.

SILVA, Heloiza Henê Marinho. Subsídios para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico. In: ALMEIDA, Maria Doninha (org.) Projeto Político-Pedagógico. Col. Pedagógica – 1, 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2004.

SYKES, Catherine Marie; WILLIG, Carla; MARKS, David. F. Discourses in the European Commission’s 1996-2000 Health Promotion Programme. Journal of Health Psychology,. v. 9, n.º 1, p. 131-41, 2004.

TRAVERSO-YÉPEZ, Martha. A. Dilemas na promoção da saúde no Brasil: reflexões em torno da política nacional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 11, n.º 22, p. 223-238, mai.-ago. 2007.

VÉRAS, Renata Meira; TRAVERSO-YÉPEZ, Martha. A. A maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso – Programa Canguru. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n.º 1, p. 61-80, jan.-abr., 2010.

WILLIG, Carla. Introduction qualitative research in psychology: adventures in theory and method. Buchigham: Open University Press, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Kuratani, S. M. de A., & Veras, R. M. (2018). Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia. Educação, 43(4), 699–720. https://doi.org/10.5902/1984644429779

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)