Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia

Auteurs-es

  • Sayuri Miranda de Andrade Kuratani Universidade Federal da Bahia
  • Renata Meira Veras Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644429779

Mots-clés :

Pedagogia, Formação de professores, Currículo, Análise foucaultiana do discurso

Résumé

O artigo aborda o tema da formação em Licenciatura em Pedagogia, vinculando-se à discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dessa graduação. Utilizando-se da análise documental, o artigo buscou discutir as relações existentes entre um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Licenciatura em Pedagogia e essas Diretrizes, apontando questões pertinentes à pauta da formação de professores. A perspectiva metodológica adotada foi a análise foucaultiana do discurso, que valoriza a linguagem e as suas implicações nas práticas sociais. A análise indicou, no PPP, a presença de um discurso prescritivo, de caráter normativo, em consonância às Diretrizes, mas também demonstrou um discurso preocupado em atingir o compromisso e a transformação social. A formação organiza-se em dois eixos principais, que são a pesquisa e a práxis pedagógica, o que enfatiza a identidade de um professor-pesquisador. No PPP, os alunos, docentes e a comunidade são posicionados por uma estrutura de deveres e passividade. Ressaltou-se a importância da constante atualização e problematização da formação nas Licenciaturas, referentes tanto aos Projetos Políticos Pedagógicos, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Sayuri Miranda de Andrade Kuratani, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - UFBA.

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

Docente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - UFBA.

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Publié-e

2018-10-01

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Kuratani, S. M. de A., & Veras, R. M. (2018). Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia. Educação, 43(4), 699–720. https://doi.org/10.5902/1984644429779

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