Reeducação das relações étnico-raciais e ensino de Áfricas: formação continuada de professores (NEAB-UDESC/SC, 2014)

Autores/as

  • Karla Leandro Rascke Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Paulino de Jesus Francisco Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Graziela dos Santos Lima Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Julia Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424986

Palabras clave:

Educação, História, Ensino e Formação, ERER

Resumen

A presente proposta de trabalho visa discutir e avaliar o curso de formação de professores(as) realizado pelo Núcleo de Estados Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC) a partir do Programa do Governo Federal UNIAFRO-IV (Brasil) voltado para a discussão sobre relações étnico-raciais, história da África e da diáspora africana. Objetivamos realizar uma análise acerca do curso, seus objetivos e metodologia, bem como discutir os resultados alcançados com as discussões propostas nos fóruns de dabate de cada módulo e das atividades finais. Concluímos que a formação possui resultado exitoso, atingindo importante número de professores(as) de todas as áreas do conhecimento nas mais variadas regiões do estado de Santa Catarina, ampliando as possibilidades de abordagem acerca de conteúdos sobre educação das relações étnico-raciais, história da África e da diáspora africana no Brasil, em especial.

Biografía del autor/a

Karla Leandro Rascke, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professora Tutora no curso de Pedagogia EaD do CEAD-UDESC
Doutoranda em História Social pela PUC-SP
Pesquisadora Associada ao NEAB-UDESC

Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em História Social pela PUC-SP; Coordenador do NEAB-UDESC; Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as; Professor da UDESC

Graziela dos Santos Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestra em GEstão da Informação pela UDESC; Pesquisadora Associada ao NEAB-UDESC

Ana Julia Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC); assistente administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e secretária da Revista da ABPN

Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Rascke, K. L., Cardoso, P. de J. F., Lima, G. dos S., & Pacheco, A. J. (2018). Reeducação das relações étnico-raciais e ensino de Áfricas: formação continuada de professores (NEAB-UDESC/SC, 2014). Educación, 43(2), 247–266. https://doi.org/10.5902/1984644424986

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua