O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644417430Palabras clave:
Educação especial, Políticas inclusivas, Acessibilidade, Biblioteca universitária.Resumen
O artigo apresenta reflexões sobre a educação como um direito de todos, tendo como recorte específico o papel das bibliotecas universitárias na inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Como objetivo visa analisar e discutir a educação inclusiva no ensino superior procurando compreender os processos pelos quais se articula com as bibliotecas universitárias. A pesquisa se desenvolveu através de referencial teórico com enfoque descritivo. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações em 10 bibliotecas, entrevistas semiestruturadas com os respectivos gestores de bibliotecas e com 17 alunos com deficiência matriculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Destaca a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR e a inclusão de alunos com deficiência, evidenciando-se a necessidade da implantação de política institucional inclusiva para erradicação de barreiras e favorecimento no acesso e permanência com sucesso de alunos com deficiência no ensino superior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________