Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Autores

  • Eliane Maria Stroparo Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.
  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440029

Palavras-chave:

Palavras-chave, Políticas inclusivas, Biblioteca universitária - Avaliação, Acessibilidade.

Resumo

O presente estudo discorre sobre indicadores de acessibilidade em bibliotecas universitárias federais brasileiras e processos avaliativos no contexto da inclusão realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse sentido, o objetivo geral foi avaliar as políticas públicas de inclusão efetivadas em bibliotecas universitárias e as questões avaliativas pertinentes à acessibilidade. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário online enviados a 25 (vinte e cinco) coordenadores de Sistemas de Bibliotecas de universidades federais brasileiras e 31 (trinta e um) avaliadores do INEP. Também a diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) e a Coordenadoria Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP, por meio de entrevista semiestruturada. Foram analisados, contextualizados e interpretados com base em fundamentos da análise de conteúdo, resultando nas categorias; concepção acerca da política de inclusão nas bibliotecas universitárias; acessibilidade física; acessibilidade informacional; acessibilidade nos serviços; acessibilidade atitudinal; avaliação do INEP e política institucional inclusiva. Avanços, fragilidades de acessibilidade, inclusão e avaliação nas bibliotecas universitárias apontaram para a necessidade de efetivação de uma política institucional inclusiva nos Sistemas de Bibliotecas das universidades federais brasileiras, de modo a eliminar barreiras e garantir o direito de oportunidades iguais a todos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Stroparo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Bibliotecária doutora na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Professora doutora na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

Stroparo, E. M., & Moreira, L. C. (2021). Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, 46(1), e16/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644440029