As histórias em quadrinhos (HQ’s) na formação dos professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414164Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Ciências Biológicas, Formação de professores.Resumen
O objetivo desse texto foi refletir sobre HQ's como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia. Da experiência como docente do curso de Ciências Biológicas, ministrando a disciplina Metodologia de Ensino desde 2009, inferimos que as HQ's podem ser úteis na educação, os futuros professores aprovam sua utilização, proporiam que seus alunos elaborassem suas próprias HQ's. Alertamos para a adequação conceitual, pois a utilização da HQ pressupõe corrreção absoluta, salvo nos casos em que o professor deseje comparar ao conceito adequado; para a linguagem, uma vez que muitos cartunistas utilizam uma linguagem chula em suas produções; para a imagem, pois os autores constroem personagens que não são facilmente identificados como pessoas ou são animais desconhecidos; para os valores, pois os quadrinhos podem emitir juízos particulares dos autores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________