As histórias em quadrinhos (HQ’s) na formação dos professores de Ciências e Biologia

Autores/as

  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414164

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, Ciências Biológicas, Formação de professores.

Resumen

O objetivo desse texto foi refletir sobre HQ's como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia. Da experiência como docente do curso de Ciências Biológicas, ministrando a disciplina Metodologia de Ensino desde 2009, inferimos que as HQ's podem ser úteis na educação, os futuros professores aprovam sua utilização, proporiam que seus alunos elaborassem suas próprias HQ's. Alertamos para a adequação conceitual, pois a utilização da HQ pressupõe corrreção absoluta, salvo nos casos em que o professor deseje comparar ao conceito adequado; para a linguagem, uma vez que muitos cartunistas utilizam uma linguagem chula em suas produções; para a imagem, pois os autores constroem personagens que não são facilmente identificados como pessoas ou são animais desconhecidos; para os valores, pois os quadrinhos podem emitir juízos particulares dos autores.

Biografía del autor/a

Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor concursado do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UFU.

Publicado

2015-05-29

Cómo citar

Tavares Júnior, M. J. (2015). As histórias em quadrinhos (HQ’s) na formação dos professores de Ciências e Biologia. Educación, 40(2), 439–450. https://doi.org/10.5902/1984644414164

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua