<b> Mímesis em reconstrução: processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação <b/>
Abstract
Uma curiosidade surgida a partir da reformulação crítica de Habermas empreendida à teoria da mímesis de Adorno pode ser exposta através da seguinte indagação: qual é o efeito pedagógico da mímesis expressiva na teoria do agir comunicativo? A tentativa de eqüacionamento a essa pergunta visa, por um lado, (I) investigar como se relaciona a ação comunicativa - derivada por excelência de uma racionalidade aprendente -, com o âmbito expressivo-mimético e, por outro, ( II ) elucidar a atuação da mímesis no interior da ação comunicativa. Tais questionamentos colocam em evidência uma discussão importante no que diz respeito ao relacionamento interno entre razão comunicativa, responsável pela coordenação das diferentes instâncias da racionalidade, e um de seus campos específicos de autonomia e diferenciação, o estético. Palavras Chave: aprendizagem, mímesis expressiva, razão comunicativa.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)