A educação em disputa no Brasil contemporâneo: entre os estudos de gênero, a dita ideologia de gênero e a produção de uma ‘ideologia de gênesis’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443607

Palavras-chave:

Ideologia de Gênero, ‘Ideologia de Gênesis’, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

O presente artigo dá-se a partir de um processo reflexivo-filosófico sobre o contexto da educação brasileira na contemporaneidade e as perseguições impostas aos pesquisadores de gêneros e sexualidades no campo da educação por meio do agenciamento de setores conservadores da sociedade, sobretudo de matriz cristã, com intuito de deslegitimar e desqualificar esta área do saber ao cunhar a terminologia ideologia de gênero. Neste sentido, propõe ainda desvendar uma nova produção conceitual, a de uma ideologia de gênesis’, influenciada pela religiosidade cristã e propagada por estes mesmos agentes, agora utilizando os ensinamentos bíblicos como forma de interdição dos corpos para salvaguardar as suas entradas no Céu de Cristo. As análises e reflexões apresentadas estão amparadas, de modo central, nos estudos de gênero e no pensamento de Foucault (2004, 2008, 2014a, 2014b). Este é um estudo teórico-bibliográfico de natureza filosófica. O período analisado compreende a década de 2010-2020, marcada, no cenário político brasileiro, por muita instabilidade e pela ascensão de um neoconservadorismo.

Biografia do Autor

Sílvio Gallo, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Filosofia e História da Educação

Filosofia da Educação

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Acosta, T., & Gallo, S. (2020). A educação em disputa no Brasil contemporâneo: entre os estudos de gênero, a dita ideologia de gênero e a produção de uma ‘ideologia de gênesis’. Educação, 45(1), e92/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644443607