A drama in the curriculum - transcreation workshops

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431380

Keywords:

Curriculum, Transcreation, Signs

Abstract

This article deals with the curriculum of project Escrileituras: reading-writing in the midst of life, developed through transcreation workshops, by the empirical-transcendental mode of Gilles Deleuze, from 2011 to 2014, in its four university nucleuses: UFRGS (coordination), UFPel, UFMT and UNIOESTE. This account implies to go back to the context of that experience, in its under-representative space, which means to articulate its Spaces, Images and Signs (the EIS unit) with Author, Children, Curriculum and Educator (the AICE unit), with the purpose of describing the field of experimentation. In this sense, it is necessary to indicate the ideas that subsidized the planning of those workshops, ways of creating the curriculum and the development of materials and forms. The analysis of the Scripts (26), which were answered by the members of the nuclei, points out particularities in the problematic fields proposed, although the total amount of them uses, in its procedures of creation of the curriculum, the potency of the artistic signs.

Author Biographies

Karen Elisabete Rosa Nodari, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS/Departamento de Humanidades/Colégio de Aplicação

PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS. DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFRGS, EM 2007, NA LINHA DE PESQUISA FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO. PESQUISADORA DO OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL (CAPES/INEP) PROJETO ESCRILEITURAS ENTRE 2011 A 2014. RECENTEMENTE CONCLUIU ESTÁGIO PÓS DOUTORAL NO PPGEDU/UFRGS SOB A SUPERVISÃO DA PROFA. DRA. SANDRA MARA CORAZZA.

Sandra Mara Corazza, DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO/DEC/FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FACED/UFRGS

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação; Escrileituras da Diferença; Currículo e Didática da Tradução. Desde o arquivo da educação, a filosofia da diferença, teorias de tradução literária, o surracionalismo da ruptura e a poética da imaginação, penso a didática e o currículo, em processos de experimentação de escrileituras (escritas-leituras). 

References

Referências

ABREU, Ovídeo de. O fora e o signo. Revista O que nos faz pensar – Cadernos do Departamento de Filosofia – PUC/RJ, v.1, nº 22, nov. 2007, p.89-112.

BERGSON, Henry. O pensamento e o movente. Introdução. Bergson. São Paulo: Abril Cultura, 1979.

CORAZZA, Sandra Mara. Os cantos de Fouror: escrileituras em filosofia e educação. Porto Alegre: UFRGS; Sulina, 2007.

_________. Didaticário da criação: aula cheia. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

__________. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

_________. Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Educação; CNPQ, 2014, 30p. Texto digitalizado.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

_________. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

_________. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2003.

_________. Empirismo e subjetividade: Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. 1˚ ed., São Paulo: Editora 34, 2001.

_________. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

_________. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

___________. ; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? 1˚ ed., Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

Published

2019-02-07

How to Cite

Nodari, K. E. R., & Corazza, S. M. (2019). A drama in the curriculum - transcreation workshops. Education, 44, e3/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644431380