Um drama no currículo - oficinas de transcriação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431380

Parole chiave:

Currículo, Transcriação, Signos

Abstract

Este artigo aborda o currículo do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, desenvolvido pelas oficinas de transcriação entre 2011 a 2014 ocorridas em seus 4 núcleos universitários: UFRGS (coordenação), UFPel, UFMT e UNIOESTE, ao modo empírico-transcendental de Deleuze. Isto significa remontar às condições daquela experiência, ao seu espaço sub-representativo, ou seja, articular os seus Espaços, Imagens e Signos, a unidade (EIS) com o Autor, Infantil, Currículo e Educador, a unidade (AICE), a fim de descrever o campo de experimentação criado. Neste sentido, cabe saber: Quais foram as ideias que animaram o planejamento daquelas oficinas? Como se deu a criação do seu currículo? O seu desenvolvimento partiu de um material prévio de formas? A análise dos 26 Roteiros respondidos pelos integrantes daqueles núcleos aponta determinadas particularidades nos campos problemáticos propostos. Sendo que, a totalidade dos núcleos utilizaram-se dos signos nos seus procedimentos de invenção. Em especial, destaca-se a potência dos artísticos na criação dos seus campos problemáticos bem como, na criação do currículo.

Biografie autore

Karen Elisabete Rosa Nodari, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS/Departamento de Humanidades/Colégio de Aplicação

PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS. DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFRGS, EM 2007, NA LINHA DE PESQUISA FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO. PESQUISADORA DO OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL (CAPES/INEP) PROJETO ESCRILEITURAS ENTRE 2011 A 2014. RECENTEMENTE CONCLUIU ESTÁGIO PÓS DOUTORAL NO PPGEDU/UFRGS SOB A SUPERVISÃO DA PROFA. DRA. SANDRA MARA CORAZZA.

Sandra Mara Corazza, DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO/DEC/FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FACED/UFRGS

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação; Escrileituras da Diferença; Currículo e Didática da Tradução. Desde o arquivo da educação, a filosofia da diferença, teorias de tradução literária, o surracionalismo da ruptura e a poética da imaginação, penso a didática e o currículo, em processos de experimentação de escrileituras (escritas-leituras). 

Riferimenti bibliografici

Referências

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Pubblicato

2019-02-07

Come citare

Nodari, K. E. R., & Corazza, S. M. (2019). Um drama no currículo - oficinas de transcriação. Educação, 44, e3/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644431380

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua