Desenvolvimento profissional de pessoas com diferença funcional: repercussões da trajetória familiar e educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473557

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Capacitismo

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a interface da trajetória familiar e educacional, e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional de pessoas com diferença funcional. A literatura nacional e internacional identifica alguns elementos que articulam estes aspectos, o que ancorou o desenvolvimento das perguntas de entrevistas semiestruturadas realizadas de forma online com 22 pessoas com diferença funcional com ensino superior completo e que trabalham em suas áreas de formação, de todas as regiões do Brasil. Os resultados evidenciam comportamentos de enfrentamento dos pais, relativos à: atenção e clareza na identificação das necessidades dos filhos, obtenção de recursos que correspondessem às suas necessidades e adaptações dos processos educativos, os quais atuaram como estimuladores e contribuíram para o desenvolvimento das crianças. Foi salientada uma inadequação nos processos de aprendizagem nas escolas especiais e também dificuldades tanto no acesso quanto na permanência em escolas regulares. Os respondentes demonstram que a relação atual estabelecida com o trabalho é, para além de uma ocupação, uma forma de crescimento pessoal e profissional. O repertório de competências profissionais citadas pelos entrevistados como importantes condiz com as requeridas e valorizadas no mercado de trabalho atual. No entanto, a despeito do investimento no processo de desenvolvimento profissional, a inclusão laboral ainda apresenta barreiras relacionadas ao capacitismo.

Biografia do Autor

Raissa Pedrosa Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Psicóloga e Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho - NACE (UFSJ), no qual realiza pesquisas sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações brasileiras.

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutorado em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, onde coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Junho 2020 a Janeiro 2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Gomes, R. P., & Carvalho-Freitas, M. N. de. (2025). Desenvolvimento profissional de pessoas com diferença funcional: repercussões da trajetória familiar e educacional. Educação, 50(1), e16/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644473557