Influências de ações docentes na trajetória de estudantes universitários com diferença funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644452429

Palavras-chave:

práticas pedagógicas inclusivas, crença afetiva, deficiência

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo identificar ações bem-sucedidas de professores que contribuíram para que pessoas com diferença funcional (deficiência) ingressassem no ensino superior. O estudo se propôs a investigar e compreender quais práticas pedagógicas e/ou atitudes de educadores foram determinantes para as pessoas com diferença funcional, tendo em vista a sua inclusão, aprendizagem e o desenvolvimento educacional do nível básico ao superior. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos com diferença funcional e seis professores, sendo os docentes indicados pelos sujeitos pertencentes ao grupo de diversidade funcional, considerados por ele como referência em inclusão. Para análise dos resultados utilizou-se a Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas foram: Atitudes e Estratégias do Professor, Apoio Familiar e Atividades Extraclasse. Identificou-se que o relacionamento interpessoal professor-aluno possui características específicas que favoreceram a inclusão. Há uma crença afetiva por parte do professor, direcionada ao educando, que se concretiza em ações que possibilitam a sua aprendizagem de forma significativa. A pesquisa indicou que a inclusão se constitui como um processo a ser construído na escola, sendo o aluno com diferença funcional um aliado para que o educador produza as estratégias. As ações identificadas na atuação do professor têm como foco a aprendizagem do estudante, refletindo de forma positiva nos seus resultados, e confirmando a crença afetiva por parte do professor, além de refletir na autopercepção da pessoa com diferença funcional. A presença da família e as atividades extraclasse foram variáveis que contribuíram para esse processo.

Biografia do Autor

Carina Aparecida do Vale, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei

Psicóloga. Doutora em Administração. Pós-doutorado em Psicologia pela University of Greenwich (Inglaterra). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Pesquisadora produtividade do CNPq.

Referências

AGUIAR, João Serapião de; DUARTE, Édison. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 223-240, 2005.

ANDRADE, José Milton Azevedo; FREITAS, Ana Paula. Possibilidades de atuação do professor de educação física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 4, p. 1163-1176, 2016.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BECKER, Fernando. Epistemologia e ação docente. Em Aberto, v. 12, n. 58, 2008.

BISOL, Cláudia Alquati et al. Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura. Conjectura: filosofia e educação, v. 23, n. 3, p. 601-619, 2018.

BORGES, Tamires Coimbra Bastos; SILVA, Silvana Maria Moura; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa. Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 2, p. 264-287, 2018.

BRIANT, Maria Emília Pires; OLIVER, Fátima Corrêa. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 1, p. 141-154, 2012.

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, v. 10, n. 14, 2013.

CAPITÃO, Paulo Alexandre Cerveira da Silva. Concepções dos Professores face à Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Regular. 2010. Tese de Doutorado.

CARVALHO, E. G. A. e OLIVEIRA, F. M. A afetividade como alicerce no processo de inclusão. URL: www.italo.com.br/portal/cepep/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.9, n.1, p. 87-115, jan/2019.

DIAS, Marian Ávila de Lima; ROSA, Simone Conceição; ANDRADE, Patrícia Ferreira. Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicologia USP, v. 26, n. 3, p. 453-463, 2015.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. Brasiliense, 2017.

FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cassia Maria. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista brasileira de epidemiologia, v. 8, n. 2, p. 187-193, 2005.

FERNANDES, Ana Claudia Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes; ALMEIDA, Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 483-492, 2016.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. (1999) (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. In: Veiga, Ilma Passos. À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? p.145-165. Alencastro Campinas: Papirus.

FERRARI, Marian AL; SEKKEL, Marie Claire. Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio. Psicologia: ciência e profissão, v. 27, n. 4, p. 636-647, 2007.

FRANÇA, Tiago Henrique. Modelo Social da Deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, v. 17, n. 31, p. 59-73, 2013.

FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, 16(1), 5-20. (2008).

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, v. 23, n. 38, p. 345-356, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior (INEP). Ministério da Educação. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2017. Recuperado em 13 de abril de 2020, de http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725796

JANSEN, Wiebren S. et al. Inclusion: Conceptualization and measurement. European journal of social psychology, v. 44, n. 4, p. 370-385, 2014.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; BATISTA, Cecília Guarneiri. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Cadernos Cedes, v. 28, n. 75, p. 209-227, 2008.

LIMA, Roberta Gomes et al. O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 16, n. 2, p. 176-187, 2018.

MINAYO, Maria C. Pesquisa social: teoria e método. Ciência, Técnica, 2002.

MONTEIRO, Ana Paula Húngaro; MANZINI, Eduardo José. Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, n. 1, p. 35-52, 2008.

OLIVA, Diana Villac. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, v. 27, n. 3, p. 492-502, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP; 2003.

PALACIOS, Agustina; ROMAÑACH, Javier. El modelo de la diversidad: la bioética y los derechos humanos como herramientas para alcanzar la plena dignidad en la diversidad funcional. Diversitas, 2006.

PEREIRA, Ray. Diversidade funcional: a diferença e o histórico modelo de homem-padrão. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, n. 3, p. 715-728, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas: profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 1997.

PIRES, Edna Misseno. A inclusão/exclusão de alunos com deficiências: a reprodução de uma cultura. Revista Científica de Educação, v. 2, n. 2, p. 30-41, 2018.

PLETSH, Márcia Denise. Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica, v. 12, n. 1, p. 7-26, 2014.

POKER, Rosimar Bortolini; VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado; GARLA, Isadora Almeida. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, número especial, janeiro de 2018. Disponível em: 22(spe), 127-134.

REDIG, Annie Gomes; CARVALHO, Cristina Angélica Aquino Mascaro; SILVA, Flávia Barbosa Dutra. A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa? Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, n. 1, 2017.

SANTOS, Wederson Rufino dos. Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis: revista de saúde coletiva, v. 18, p. 501-519, 2008.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO [SECADI] & SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR [SESU] (2013). Documento orientador: Programa Incluir, Acessibilidade na Educação Superior. Brasília, Ministério da Educação.

SILVA, Jackeline Susann Souza. Revisitando a acessibilidade a partir do modelo social da deficiência: experiências na educação superior. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 197-214, 2018.

SOTERO, Mariana da Cunha; CUNHA, Eliana Briense Jorge; GARCIA, Valéria Aroeira. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: COMO ESSAS POLÍTICAS SÃO IMPLEMENTADAS AO MESMO TEMPO? Cadernos CEDES, v. 39, n. 108, p. 237-250, 2019.

SOUZA, Maria Antônia. Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. Artigo IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola, 2005.

TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A Educação Inclusiva: Um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527-542, 2016.

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira. Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional. Educação (UFSM), v. 45, p. 74-1-22, 2020.

VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes; FARIA, Paula Maria Ferreira; CAMARGO, Denise. A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-cultural. Educação (UFSM), v. 45, p. 60-1-23, 2020.

VERDUM, Priscila de Lima. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Educação por escrito, v. 4, n. 1, p. 91-105, 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Vale, C. A. do, & Carvalho-Freitas, M. N. de. (2022). Influências de ações docentes na trajetória de estudantes universitários com diferença funcional. Educação, 47(1), e66/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644452429